URGENTE: Pessoas com Deficiência Podem Solicitar Auxílio-Inclusão! Não perca tempo!

O auxílio-inclusão é um benefício assistencial regulado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil, destinado a pessoas com deficiência que ingressam no mercado de trabalho formal. Este suporte financeiro tem como base a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e é direcionado a pessoas que recebem até dois salários-mínimos. A intenção é promover a igualdade de oportunidades e fomentar a inclusão social dessas pessoas.

Para ser elegível ao auxílio-inclusão, é necessário que a pessoa com deficiência moderada ou grave tenha sido beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em algum momento dos últimos cinco anos e que o BPC tenha sido suspenso devido ao ingresso em uma atividade remunerada. O benefício, entretanto, não se aplica a contribuintes individuais, como trabalhadores avulsos, enquanto não houver regulamentação específica.

Como é Calculado e Quanto Vale o Auxílio-Inclusão?

Auxílio- inclusão
Auxílio- inclusão – imagem: Gov.Br

Em 2024, o valor mensal do auxílio-inclusão corresponde a meio salário-mínimo, ou seja, R$ 706,00. Esse valor é mantido enquanto o beneficiário continua a atender aos critérios de elegibilidade. Caso haja alguma alteração nas condições, como a interrupção da atividade remunerada ou a mudança na elegibilidade ao BPC, o pagamento pode ser cessado.

Para requerer o benefício, o solicitante pode utilizar o aplicativo ou site do Meu INSS, ou entrar em contato por telefone. É necessário apresentar documentos que comprovem o atendimento aos requisitos, incluindo uma inscrição atualizada no Cadastro Único.

Quais os Requisitos para Solicitar o Auxílio-Inclusão?

Os solicitantes devem atender a uma série de critérios específicos, tais como:

  • Ter inscrição regular no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e no CPF.
  • Ser titular do BPC para pessoas com deficiência.
  • Exercer uma atividade remunerada que os enquadre como segurados obrigatórios de um regime de previdência social.
  • Demonstrar que a renda familiar mensal per capita é igual ou inferior a ¼ do salário mínimo.
Veja também:  DINHEIRO DESCONTADO SEM AUTORIZAÇÃO? Veja como proteger seu benefício do INSS agora!

Como Funciona a Avaliação de Renda Per Capita para o Auxílio-Inclusão?

A renda familiar mensal per capita precisa estar dentro dos limites estipulados para a concessão do BPC. Para solicitantes que têm ou tiveram o BPC, a elegibilidade ao auxílio-inclusão é presumida, mas é necessário comprovar o recebimento do BPC nos últimos cinco anos. Remunerações provenientes de atividade laboral ou estágios não são consideradas no cálculo da renda per capita se não excederem dois salários-mínimos.

Além disso, o valor do auxílio não é somado ao cálculo da renda total para a concessão de outro auxílio no mesmo grupo familiar. O Auxílio-Inclusão não pode ser acumulado com o BPC ou outros benefícios previdenciários, como aposentadorias ou seguro-desemprego.

O que Fazer Se o Auxílio-Inclusão for Interrompido?

Em casos de cessação do auxílio-inclusão, por quaisquer alterações nas condições de elegibilidade, o beneficiário pode solicitar a reativação do BPC, desde que ainda atenda aos critérios de concessão. Isso destaca a flexibilidade do programa em apoiar os beneficiários durante a transição no mercado de trabalho.

Esse benefício é uma ferramenta importante para a inclusão social de pessoas com deficiência, ajudando na redução de barreiras financeiras para inserção no mercado de trabalho e ampliando suas possibilidades de alcançar maior autonomia e qualidade de vida.

INSS lança NOVIDADE para APOSENTADOS E PENSIONISTAS

LIBERAÇÃO de CRÉDITO CONSIGNADO para APOSENTADOS e PENSIONISTAS SEM MARGEM ( João Financeira TV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Erros na perícia do INSS que fazem seu pedido de benefício por incapacidade ser negado

Erros comuns na perícia do INSS podem barrar seu benefício por incapacidade. Saiba quais falhas evitar e como aumentar suas chances de aprovação.

Caixa reduz entrada e financia até 80% do imóvel – Veja como realizar o sonho da casa própria agora

Caixa financia até 80% do imóvel e reduz a entrada. Saiba como aproveitar a nova regra e chegar mais rápido à casa própria.

Novas regras do Saque Aniversário do FGTS limitam sua antecipação a partir de novembro

Atenção: novas regras do Saque Aniversário do FGTS limitam antecipação desde novembro. Descubra quem fica de fora e como isso afeta seu bolso.

Descubra agora: Quanto tempo falta para sua aposentadoria? Use a nova calculadora do INSS e veja já

Descubra em minutos quanto tempo falta para você se aposentar com a calculadora do INSS. Teste seu tempo de contribuição e surpreenda-se com o resultado.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.