EXCLUSIVO: Banco Central Permite Consultar Dinheiro Esquecido em Bancos – Veja Como Acessar!

Data:

Descobrir que existem valores esquecidos em instituições financeiras pode ser uma surpresa para muitos. No Brasil, o Banco Central oferece uma plataforma específica para que pessoas físicas, incluindo as falecidas, e jurídicas possam verificar e solicitar a devolução desses montantes. Esse serviço busca garantir que os valores sejam devidamente retornados a seus proprietários ou herdeiros.

É importante entender que o procedimento é seguro, mas deve-se estar atento para não cair em possíveis fraudes. O Banco Central do Brasil alerta sobre a necessidade de seguir as instruções corretas e usar apenas o portal oficial para consultas.

Como Funciona a Consulta de Valores Esquecidos?

fachada banco central
Confira como estar consultando valores esquecidos do Banco Central. (Fonte: Onze)

O processo começa com a consulta no site oficial: https://valoresareceber.bcb.gov.br. Este é o único portal autorizado para tal fim. Depois de acessar a página, o usuário deve seguir as instruções para verificar se tem valores a serem recuperados, usando seu CPF ou CNPJ.

Como Solicitar a Devolução dos Valores?

Após confirmar a existência de valores esquecidos, o próximo passo é indicar uma chave PIX para que a devolução ocorra. Não tendo uma chave registrada, é necessário contatar a instituição que detém os valores para definir a forma de recebimento. Alternativamente, o indivíduo pode criar uma chave PIX e retornar ao sistema para concluir o pedido.

Veja também:  PIX ATUALIZADO! Veja Agora as Novas Regras e o Que Mudou no Sistema de Pagamentos!

Quem Pode Reivindicar Valores de Pessoas Falecidas?

Se os valores pertencem a alguém falecido, somente os herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais podem acessá-los. Eles devem fornecer documentos que comprovem sua situação legal e preencher um termo de responsabilidade. Essa etapa assegura que os valores sejam entregues corretamente aos seus legítimos destinários.

Quais Medidas Tomar para Evitar Golpes?

Para evitar ser vítima de fraudes, o Banco Central recomenda algumas práticas. Não clique em links suspeitos enviados por e-mails ou mensagens como SMS e aplicativos de mensagens. A instituição não faz contato direto com os indivíduos para questões de valores a receber ou para solicitar dados pessoais. Formalmente, a comunicação é feita apenas através do site oficial.

Além disso, não se deve fazer pagamentos para liberar os valores, pois não há cobrança de taxas para esse serviço. Também é importante ressaltar que não há benefícios econômicos relacionados ao uso de cartões de crédito neste contexto. Seguir essas diretrizes simples ajuda a garantir segurança durante o processo de resgate de valores esquecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

LUTO NO CINEMA: Ator de grandes clássicos morre aos 65 anos

Michael Mann e Francis Ford Coppola prestaram homenagens ao ator.

Está cansado do calor? Onda de frio já tem data para chegar no Brasil

Confira os estados que vão ser mais afetados.

ALERTA GERAL PREOCUPA O BRASIL: Fortes tempestades estão chegando nestas cidades

Os intensos temporais que atingiram as regiões Sul e...