Depois de um ano em que poucos feriados nacionais caem em dias de semana, os brasileiros poderão ter mais dias de folga. O calendário do próximo ano prevê pelo menos dez feriados para 2025, nove dos quais serão prorrogados, o que deverá impactar o turismo do país.
Muitas pessoas não têm tempo livre ou férias programadas nos dias de semana, por isso esperam um fim de semana prolongado para descansar. Este ano, quem está acostumado com as mudanças nos feriados ficou decepcionado com o programa.
O impacto das férias no turismo nacional
Quando o feriado inclui alteração, como quinta e sexta, ou segunda e terça, o setor do turismo beneficia, através de reservas em hotéis, restaurantes e outros serviços. Esses longos períodos de descanso incentivam as pessoas a viajar e conhecer novos lugares, impulsionando a economia local.
Em 2025 haverá 13 feriados nacionais, nove dos quais cairão em dias úteis, garantindo férias prolongadas. Abaixo, apresentamos o calendário detalhado com as datas:
- 1º de janeiro (quarta-feira): Celebração Universal/Ano Novo – feriado nacional
- 3 de março (segunda-feira): Carnaval – ponto opcional
- 4 de março (terça-feira): Carnaval – ponto opcional
- 5 de março (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas – ponto opcional válido até às 14h
- 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa – feriado nacional
- 20 de abril (domingo): Páscoa – feriado nacional
- 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes – feriado nacional
- 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho – feriado nacional
- 19 de junho (quinta-feira): Corpus Domini – ponto facultativo
- 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil – feriado nacional
- 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional
- 2 de novembro (domingo): Comemoração dos falecidos – feriado nacional
- 15 de novembro (sábado): Proclamação da República – feriado nacional
- 20 de novembro (quinta-feira): Dia do Zumbi e da Consciência Negra – feriado nacional
- 24 de dezembro (quarta-feira): véspera de Natal – ponto facultativo a partir das 14h
- 25 de dezembro (quinta-feira): Natal – feriado nacional
- 31 de dezembro (quarta-feira): Réveillon 2026 – ponto facultativo após as 14h
Diferença entre ponto festivo e ponto opcional
Colocar leio feriado permite o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais, empresas e organismos públicos e privados. Entretanto, o ponto facultativo não precisa de fechamento e cabe ao dono do projeto decidir se funcionará ou não.
Sou obrigado a trabalhar nos feriados?
Depende! O férias É um direito de todo trabalhador com carteira assinada que não exerça atividade considerada essencial. Porém, se o empregador exigir a sua presença neste dia, ele terá que pagar por isso.
Quem trabalha nos feriados recebe em dobro, ou seja, o dia vale 100% mais. Caso o empregador não queira pagar, deverá permitir que o empregado faça uma pausa em outro dia da mesma semana.
Alterações nos feriados, como o dia 2 de maio, que cai na sexta-feira seguinte ao feriado nacional de Dia do Trabalho, o funcionário pode ser forçado a trabalhar. Isso porque por lei não são concedidos feriados, tudo dependerá da organização do empregador.
A mesma regra das alterações aplica-se aos pontos facultativos. No Carnaval, por exemplo, o empregador pode solicitar que o trabalhador compareça à empresa. E trabalhando dentro desta data você não ganhará nada a mais.