Um alerta para todos os aposentados: estão ocorrendo descontos indevidos nas folhas

O início de 2024 trouxe um reajuste no salário-mínimo que deveria ser uma boa notícia para aposentados, mas, para muitos, se tornou uma dor de cabeça. Diversos beneficiários perceberam descontos não autorizados em suas aposentadorias, em favor de entidades associativas que dizem desconhecer. Estes descontos indevidos vêm gerando revolta e preocupação entre os aposentados, que buscam uma forma de resolver a questão.

Entre as entidades mencionadas estão a Associação dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros (AAPB) e a Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (ANDDAP). Ambas enfrentam reclamações pela suposta falta de autorização para a cobrança dessas mensalidades, fenômeno que não é novo e que exige uma atenção redobrada dos beneficiários ao conferirem seus extratos de pagamento.

Como Funciona o Desconto nas Aposentadorias?

Os descontos relacionados a associações de aposentados devem, em tese, ser previamente autorizados pelo titular do benefício. Existem normas que exigem um termo de adesão devidamente assinado, que inclua assinatura eletrônica avançada e biometria, juntamente com a apresentação de documentos pessoais. No entanto, as reclamações indicam que isso nem sempre é cumprido, resultando em cobranças indevidas.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite esses descontos apenas para entidades com um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em vigor. Entre as 29 entidades reconhecidas, está a AAPB, embora a ANDDAP não figure na lista. Isso levanta questionamentos sobre a legitimidade dos descontos e o processo de autorização envolvido.

O que Fazer em Caso de Desconto Indevido?

Para aposentados que se deparam com essa situação, há algumas opções para retificar o problema. Primeiro, o beneficiário pode usar o aplicativo ou o site Meu INSS, ou ainda a Central 135, para solicitar a exclusão da mensalidade associativa. Além disso, também é possível registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS ou no Portal do Consumidor.

  • Exclua a mensalidade associativa através do Meu INSS ou Central 135.
  • Registre uma reclamação na Ouvidoria do INSS ou no Portal do Consumidor.
  • Considere buscar assistência jurídica se necessário.
Veja também:  Black Friday 2024: tênis e geladeiras sobem de preço antes dos descontos

Estas medidas buscam proteger o aposentado contra essas deduções não autorizadas, ao mesmo tempo em que as entidades, caso sejam identificadas em débito, podem enfrentar consequências administrativas, civis e penais.

O Futuro dos Descontos Associativos: O que Esperar?

Em busca de uma resposta mais rigorosa aos problemas enfrentados pelos aposentados, um projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta visa exigir uma revisão periódica das autorizações de desconto, buscando reduzir as fraudes. O projeto destaca a necessidade de medidas mais eficazes para proteger os aposentados de cobranças inadequadas.

Enquanto ainda se discute no legislativo, essas situações são exemplos claros da necessidade de vigilância e ações proativas tanto por parte dos aposentados quanto das instituições responsáveis, como o INSS. O esmero contínuo em salvaguardar os direitos dos aposentados é imperativo para que esta questão seja tratada de maneira justa e transparente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Simulador do INSS mostra quanto você pode receber de aposentadoria em 2026

Use o simulador do INSS para ver quanto você pode receber de aposentadoria em dois mil e vinte e seis e descubra formas de aumentar o valor.

Surpreenda sua ceia de Natal com receitas fáceis das entradas às sobremesas

Surpreenda sua ceia de Natal com receitas fáceis das entradas às sobremesas; descubra dicas e segredos simples que vão encantar todos à mesa.

Saiba se o seu FGTS foi atualizado corretamente e como checar no extrato

Descubra se seu FGTS foi atualizado corretamente e aprenda a checar no extrato passo a passo. Erros comuns e como corrigir rápido.

Última semana para você receber o décimo terceiro do INSS e conferir quando cai no seu salário

Última chance: descubra como e quando cairá o décimo terceiro do INSS no seu pagamento e evite surpresas no seu saldo.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.