O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são iniciativas do governo brasileiro que visam beneficiar trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos. Ambos os programas oferecem um abono salarial, conhecido como PIS/PASEP, que constitui uma importante fonte de renda adicional para muitos trabalhadores no Brasil.
O pagamento do abono salarial do PIS/PASEP segue um calendário específico, que é estabelecido com base no mês de nascimento dos beneficiários. O processo de liberação dos valores busca atender de forma organizada e justa os trabalhadores que contribuíram formalmente no ano-base de referência para o programa.
Como é Calculado o Abono PIS/PASEP?
O cálculo do abono salarial do PIS/PASEP é realizado com base no número de meses trabalhados pelo beneficiário no ano-base. Em 2025, o máximo valor a ser pago será equivalente a um salário mínimo, que está previsto para ser R$ 1.515. Para cada mês trabalhado no ano-base, o trabalhador tem direito a 1/12 do valor do salário mínimo.
Por exemplo, se um trabalhador foi registrado durante seis meses, ele receberá metade do salário mínimo estipulado para o ano. Já aquele que tiver trabalhado durante todo o ano receberá o valor integral do abono.
Quem Tem Direito ao PIS/PASEP?
Para receber o abono salarial do PIS/PASEP, algumas condições precisam ser atendidas. Em primeiro lugar, o trabalhador ou servidor precisa ter exercido sua função formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base, que neste caso é 2023. Além disso, é crucial que o empregador tenha informado corretamente os dados do funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até maio de 2024.
Além disso, o empregado deve estar devidamente cadastrado no programa há pelo menos cinco anos. Essas regras são instituídas para garantir que apenas aqueles que realmente contribuíram de forma significativa para o Fundo PIS/PASEP recebam o benefício.
Quando Serão Pagos os Abonos em 2025?
O calendário de pagamento do PIS/PASEP 2025 será iniciado em fevereiro e seguirá até agosto, com base no mês de nascimento dos beneficiários. Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro serão os primeiros a receber, enquanto os nascidos em novembro e dezembro deverão ser os últimos contemplados. A liberação dos pagamentos se dá por meio da Caixa Econômica Federal para os trabalhadores da iniciativa privada e pelo Banco do Brasil para servidores públicos.
- Fevereiro: Trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro
- Março: Trabalhadores nascidos em março e abril
- Abril: Trabalhadores nascidos em maio e junho
- Maio: Trabalhadores nascidos em julho e agosto
- Junho: Trabalhadores nascidos em setembro e outubro
- Julho: Trabalhadores nascidos em novembro e dezembro
Como Sacar o Abono Salarial?
O saque do abono salarial pode ser realizado até o dia 29 de dezembro de 2025, garantindo um amplo período para que os beneficiários possam acessar seus recursos. Para os trabalhadores do setor privado, o saque pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos devem dirigir-se ao Banco do Brasil.
Além disso, é possível acessar os valores através do Cartão do Cidadão em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, desde que o beneficiário tenha uma senha cadastrada. Essa flexibilidade garante que todos possam encontrar uma maneira conveniente de sacar o abono.