URGENTE: Aposentados do INSS vão pagar mais juros a partir de agora- Decisão pega todos de surpresa

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou na terça-feira (25) o aumento do teto de juros para o empréstimo consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), elevando de 1,8% para 1,85% ao mês. Essa alteração tem impacto direto nos empréstimos oferecidos a aposentados e pensionistas do INSS, que são as principais categorias beneficiadas pelo crédito consignado.

Detalhes da Proposta

A proposta para o aumento foi apresentada por Helio Queiroz da Silva, conselheiro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ele também sugeriu um aumento no teto dos juros do cartão de crédito consignado para 2,74%, mas essa sugestão não foi aceita.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos haviam solicitado um teto mais alto, sugerindo uma taxa de 1,99% ao mês para os empréstimos consignados e 2,95% para o cartão de crédito consignado. De acordo com essas entidades, a fixação do teto em níveis mais baixos poderia reduzir a oferta de crédito, especialmente para idosos de idade mais avançada, que são considerados maiores riscos pelas instituições financeiras.

Veja também:  SAIBA AGORA como VERIFICAR o IPVA 2025 e GERAR o BOLETO para PAGAMENTO!

Impacto da Mudança

O aumento do teto de juros para 1,85% ao mês visa dar mais fôlego ao crédito para aposentados e pensionistas, já que o valor do crédito contratado é um fator importante para essas categorias. De acordo com a Febraban, o aumento de 1,8% para 1,85% nos juros de janeiro ajudou a manter os R$ 12,5 bilhões de empréstimos concedidos, comparado ao mesmo período de 2024.

Além disso, espera-se que, com o aumento do salário mínimo e a expansão do prazo máximo de empréstimos, que passou de 84 para 96 meses, as concessões líquidas de janeiro e fevereiro de 2025 superem os números de 2024.

Estrutura do Conselho Nacional de Previdência Social

O CNPS é composto por 15 conselheiros, com representações de governo, aposentados, trabalhadores e empregadores. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, preside o conselho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

INSS sob pressão: mais de 1,5 milhão de pedidos de devolução em apenas cinco dias

Compreenda todos os detalhes sobre os pedidos de devolução no INSS!

Conheça quem eram os integrantes do núcleo crucial do golpe frustrado no Brasil

Compreenda tudo sobre quem eram os integrantes do golpe frustrado no país!

“Só quero viver em paz”: veterinária denuncia vizinho por ameaças e agressões no Paraná

Confira tudo sobre a polêmica sobre veterinária e vizinho!

Esqueceu de pagar o IPVA? Veja o que pode acontecer com seu carro e como evitar problemas

Evite possíveis contratempos ao não pagar o IPVA!