Para alguns segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), esta segunda-feira (7) será ainda mais especial porque suas pensões serão liberadas. Segundo informações do Ministério da Previdência Social, o saldo será liberado a partir da manhã, para os seguintes grupos:
- Pessoas que recebem o mínimo da Previdência Social Nacional de R$ 1.412 e que possuem número de cartão do benefício terminado em 9;
- Pessoas que recebem valor acima do mínimo da Previdência Social Nacional de R$ 1.412 e que possuem cartão de benefícios finais número 4 ou 9.
O calendário do INSS
A ideia é liberar as pensões de forma escalonada em função do vencimento dos benefícios. Abaixo você pode ver os calendários de Pagamento INSS para o mês de setembro
Calendário para quem ganha um salário mínimo:
- Final 1: 24 de setembro;
- Final 2: 25 de setembro;
- Final 3: 26 de setembro;
- Final 4: 27 de setembro;
- Final 5: 30 de setembro;
- Final 6: 1º de outubro;
- Final 7: 2 de outubro;
- Final 8: 3 de outubro;
- Final 9: 4 de outubro;
- Fim 0: 7 de outubro.
Calendário para quem ganha mais que um salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1º de outubro;
- Finais 2 e 7: 2 de outubro;
- Finais 3 e 8: 3 de outubro;
- Finais 4 e 9: 4 de outubro;
- Finais 5 e 0: 7 de outubro.
Consultando valores do INSS
Você não precisa sair de casa para saber quanto vai receber INSS neste mês de outubro. Segundo o Ministério da Previdência Social, essas informações podem ser prestadas por meio do site ou aplicativo Meu INSS. Para facilitar o processo de identificação, separamos as seguintes etapas:
- Abra o site ou aplicativo Meu INSS disponível para sistemas Android e iOS;
- Acesse a tela inicial;
- Clique no serviço “Extrato de conta”.
Caso o segurado não tenha acesso à internet, ele deverá ligar para a Central 135. Ao ligar, basta fornecer seu CPF e confirmar alguns dados cadastrais para evitar fraudes e golpes. Observe que o suporte por telefone está disponível apenas de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Lembre-se sempre que qualquer consulta ao INSS é segura, mas é preciso garantir que o canal de atendimento seja o oficial. Esta é uma informação importante porque os criminosos estão aproveitando o momento para tentar aplicar golpes envolvendo transferências do INSS neste mês de outubro. Nas redes sociais, as vítimas denunciam essas tentativas de fraude.
Se você já foi vítima de um golpe envolvendo o INSS, é muito importante comunicar o ocorrido às autoridades competentes. Portanto, essas autoridades poderão coletar provas para identificar o grupo criminoso.
Notícias falsas sobre prévias
Nos últimos dias, começou a circular nas redes sociais uma postagem informando que o governo federal havia decidido encerrar o processo de antecipação do pagamento do INSS para 2024.
Esta informação, no entanto, é uma notícia falsa. Em comunicado, o Ministério da Segurança Social informou que continuará a pagar as pensões antecipadamente também em outubro.
Os segurados residentes no Rio Grande do Sul, por exemplo, normalmente podem adiantar pagamentos ao INSS. Isso porque o estado acaba de vivenciar o maior desastre ambiental de sua história.
As fortes chuvas deixaram um rastro de destruição com quase 200 mortes e milhares de pessoas desabrigadas. Diante desse cenário, o INSS decidiu antecipar os pagamentos dos segurados gaúchos para a primeira data de liberação.
Esse sistema de antecipação permanecerá válido até que as cidades sejam retiradas do estado de calamidade pública oficialmente reconhecido pelo governo federal