Com dois gols de Vic Albuquerque, maior artilheiro da história do Corinthians, o time alvinegro venceu o São Paulo por 3 a 1, na manhã deste domingo (15), no jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino.
A partida no Morumbi, em São Paulo, teve público de quase 30 mil torcedores, e marca a busca do time do Parque São Jorge —favorito ao título de 2024— pelo sexto troféu da competição, em mais uma final disputada por dois clubes paulistas.
Com o resultado, os Brabas saem em vantagem e podem ficar com a taça mesmo se perderem por um gol no próximo jogo, que acontece no dia 22 de setembro, na Neo Química Arena, também a partir das 10h (horário de Brasília).
O São Paulo começou o jogo com maior posse de bola e pressionando o adversário, com uma série de jogadas ensaiadas e boas chances no ataque.
No entanto, o time do Morumbis não conseguiu finalizar e, por um erro de marcação defensiva, acabou sofrendo o primeiro gol aos 22 minutos do primeiro tempo. Millene recebeu cruzamento de Vic Albuquerque no lado esquerdo da área e finalizou para as redes para abrir o placar.
Empolgados com o gol, o time corintiano comandado pelo técnico Lucas Piccinato aos poucos foi ganhando mais espaço em campo, se impondo por meio de trocas de passes certeiras.
Para consolidar a vitória, o segundo gol dos Brabas saiu logo aos três minutos do segundo tempo, com o camisa 17 Vic Albuquerque, que aproveitou o rebote de uma defesa do goleiro Carlinha e balançou a rede rival.
Vic marcou novamente aos 43 minutos, aproveitando um erro da defesa do São Paulo, e chegou a 106 gols em 193 jogos pelo clube, distanciando-se ainda mais como artilheiro do Corinthians. O São Paulo diminuiu o placar nos acréscimos, com um gol de Ariel após cruzamento na pequena área, aos 50 minutos.
“Estamos vivos, isso era muito importante para todos, todos estavam animados e esperando por esse momento. Jogar no Morumbi foi um sonho realizado para mim. Vamos lá em busca da vitória, não tem choro”, disse Ariel após a partida à TV Globo.
A partida realizada no estádio, que marca a primeira participação das Soberanas em uma final de torneio, já havia sido comemorada por outras atletas do clube. Antes da partida, a volante do São Paulo Aline Milene comemorou a escolha do estádio e destacou a importância do local para as companheiras. A última partida da equipe feminina do São Paulo no estádio foi em 2022.
Nervosa, a equipe da casa terminou a partida com três cartões amarelos e um vermelho por reclamações com a arbitragem — a goleira reserva Júlia Kerolyn, no banco, foi expulsa aos 53 minutos do segundo tempo.
Mais cedo, Ariel Godoi já havia recebido um cartão amarelo por reclamar de uma falta que teria sofrido e que não foi marcada pelo árbitro. O técnico Thiago Viana e o auxiliar Sullivan Mello também receberam advertências por reclamações sobre a equipe de arbitragem.
No Corinthians, Vic Albuquerque recebeu cartão amarelo por usar máscara do personagem “Flash” na comemoração do gol.
O resultado confirma a força do Corinthians no futebol feminino. O clube da zona leste de São Paulo disputa sua oitava final de Campeonato Brasileiro. Maior vencedora do torneio, a equipe levou o troféu de campeã nacional em 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023, e foi vice-campeã em 2017 e 2019.