O brasileiro Alison Dos Santos foi coroado campeão da temporada 2024 da Diamond League nos 400 metros com barreiras neste sábado (14), em Bruxelas, após vencer uma final na qual era o franco favorito.
Seus dois grandes rivais no evento, o campeão olímpico americano Rai Benjamin e o campeão mundial e recordista mundial norueguês Karsten Warholm, não participaram.
Isso pareceu abrir caminho para que o atleta paulista de barreiras, medalhista de bronze olímpico no mês passado em Paris-2024, conquistasse a vitória, que ele alcançou com o tempo de 47 segundos e 93 centésimos, à frente do catariano Abderrahman Samba, segundo (48.20).
É a segunda vez que o atleta brasileiro de 24 anos conquista o título do ano na Diamond League, depois de 2022, quando foi campeão mundial.
No ano passado, o título da Diamond League neste evento foi para Rai Benjamin.
“É meu segundo troféu da Diamond League e para mim é uma grande conquista. Nesta temporada, mostrei que estou totalmente recuperado da minha lesão. [sofrida em 2023]”, essa é provavelmente a coisa mais importante para mim”, disse Alison Dos Santos após sua vitória.
Na final dos 400 metros com barreiras, realizada neste sábado na capital belga, participou outro atleta latino-americano, o costarriquenho Gerald Drummond, que ficou em sétimo — penúltimo — com o tempo de 49 segundos e 63 centésimos.