Cuidado! Golpe do Novo Pix faz você ter retorno; entender

Data:

Um novo golpe envolvendo o Pirraça tem gerado preocupação entre usuários de todo o Brasil. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre esta prática fraudulenta que abusa do Mecanismo Especial de Restituição (MED). Criado pelo Banco Central, esse mecanismo visa facilitar o reembolso de valores em caso de fraude, mas é manipulado por criminosos. Entender como isso acontece e como se proteger é fundamental para a segurança financeira.

Os golpistas utilizam um esquema que envolve a obtenção do número do celular das vítimas, muitas vezes utilizado como chave Pix, geralmente por meio de cadastros em sites e redes sociais. De posse dessas informações, eles fazem uma transferência para a conta da vítima, seguida de um contato informando um erro na transação e solicitando o reembolso. O problema surge quando a vítima, confiando no pedido, devolve o dinheiro de uma chave Pix diferente da original, caindo no golpe.

Como funciona o golpe do Pix?

Golpe do Novo Pix

O método dos golpistas envolve uma estratégia onde eles acabam “virando o jogo” contra a vítima. Quando a devolução for feita para uma chave diferente daquela que enviou o dinheiro, o MÉDICO identifica a atividade como suspeita, classificando a vítima como um potencial golpista. Nesse processo, o criminoso acaba não apenas recebendo seu dinheiro de volta, mas também depositando o valor retirado do sistema na conta da vítima.

Quais são as recomendações da Febraban?

Para protegê-lo deste tipo de fraude, Fevereiro sugere algumas práticas de segurança. Em primeiro lugar, qualquer pedido de reembolso deve ser sempre direcionado para a conta de origem do dinheiro. Abaixo estão algumas dicas importantes para garantir sua segurança:

  • Confirme sempre a identidade de quem fez o contato antes de realizar qualquer devolução;
  • Consulte diretamente seu banco ou instituição financeira para verificar a transação;
  • Utilize a função “devolver” do app ao receber um Pix por engano, garantindo que a transferência retorne para a conta original;
  • Desconfie de pedidos de devolução para contas diferentes da original, pois isso é um sinal de alerta;
  • Entre em contato com seu banco imediatamente se suspeitar de atividade fraudulenta.
Veja também:  Saque do Abono Salarial PIS/Pasep de Até R$ 1.412 – Veja Quem Tem Direito e Como Receber Até Dezembro!

Como posso me proteger desses golpes?

Além das recomendações da Febraban, é fundamental que os usuários do Pix tenham cuidado com a exposição de seus dados pessoais, principalmente nas redes sociais e em gravações na internet. Desconfie de contatos inesperados e, em caso de dúvidas, peça informações diretamente nos canais oficiais da sua instituição financeira. A segurança começa pela prevenção e pelo uso consciente de ferramentas digitais.

Manter-se atualizado sobre as últimas notícias sobre golpes e seguir dicas de segurança pode evitar que você se torne a próxima vítima. Seguir regularmente as orientações da Febraban e demais autoridades sobre novas práticas fraudulentas em relação ao Pix e outros serviços financeiros.

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

LUTO NO CINEMA: Ator de grandes clássicos morre aos 65 anos

Michael Mann e Francis Ford Coppola prestaram homenagens ao ator.

Está cansado do calor? Onda de frio já tem data para chegar no Brasil

Confira os estados que vão ser mais afetados.

ALERTA GERAL PREOCUPA O BRASIL: Fortes tempestades estão chegando nestas cidades

Os intensos temporais que atingiram as regiões Sul e...