Com a chegada do final do ano e as tão esperadas férias, muitos brasileiros começam a pensar em formas de economizar nas suas viagens. Uma das melhores estratégias atualmente é optar por destinos nacionais. De acordo com um levantamento do site de buscas de viagens KAYAK, houve uma redução de 11% no preço médio de passagens de ida e volta dentro do Brasil em comparação ao ano anterior.
Gustavo Vedovato, country manager do KAYAK no Brasil, observa que este cenário é consideravelmente diferente do observado no início do ano, quando houve aumento dos preços em sete dos dez destinos domésticos mais demandados. Agora, sete desses destinos apresentam queda nos preços.
Qual é o panorama atual das passagens domésticas?
O estudo do KAYAK revela que em 2024, voos em classe econômica para os principais destinos nacionais estão em média custando R$ 1.904. Algumas cidades como Salvador, Porto Seguro e João Pessoa já tinham mostrado sinais de redução nos preços das passagens no início do ano.
No verão atual, João Pessoa segue como o destino mais procurado, apresentando o preço médio mais alto de R$ 2.062. A redução nos preços pode ser atribuída à intensa competitividade entre as companhias aéreas, que estão realizando promoções e modificando suas estratégias de marketing para conquistar mais passageiros.
Como estão os preços dos destinos internacionais?
Para quem planeja viajar para fora do Brasil, ainda há boas notícias. Apesar dos aumentos em alguns casos específicos, destinos na América do Sul, América Central e Caribe também exibem preços mais acessíveis em comparação ao ano passado. Na América Central, por exemplo, os preços dos voos caíram 7%.
No entanto, viagens para locais mais distantes, como a América do Norte e regiões do Pacífico Sul, tendem a ser mais caras. Pessoas interessadas em destinos como a Flórida, nos Estados Unidos, ainda mantêm esse local como favorito, mas devem se preparar para um aumento nos valores.
Como economizar nas passagens aéreas?
Planejar a viagem para os períodos certos é uma das maneiras mais eficazes para economizar. Segundo a análise dos preços de voos no KAYAK, voar no início de dezembro ou no final de janeiro oferece as tarifas mais baixas. Nesses dias, as passagens podem ser um terço mais baratas se comparadas ao período de Natal e Ano Novo.
Para economizar ainda mais, planeje suas viagens fora da alta temporada, evitando datas como o Réveillon, quando a procura e os preços atingem seus picos.
Conclusão natural: Planejamento é a chave
Em resumo, no que se refere ao planejamento de viagens para o final do ano, o foco está nos destinos nacionais devido à redução nos preços das passagens aéreas. Esta tendência deve otimizar a experiência de viagem dos brasileiros, oferecendo alternativas acessíveis para aproveitar as férias. Com um planejamento cuidadoso, é possível desfrutar de viagens memoráveis sem comprometer o orçamento.