FGTS: Como Funciona, Quem Tem Direito e Como Sacar

Data:

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício importante para milhões de trabalhadores no Brasil. Criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, o FGTS acumula depósitos mensais de 8% sobre o salário do trabalhador, realizados pelo empregador. Esses valores são armazenados em contas vinculadas ao trabalhador, na Caixa Econômica Federal, e podem ser sacados em situações específicas. Entenda como funciona o FGTS, quem tem direito e quando é possível realizar o saque.

Como Funciona o FGTS?

O FGTS é uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal quando o trabalhador é registrado em carteira. Todos os meses, o empregador deve depositar 8% do salário do trabalhador nessa conta. Esse fundo é acumulado ao longo do tempo e rende juros e correção monetária. Os trabalhadores podem consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo da Caixa, disponível para smartphones.

Quem Tem Direito ao FGTS?

Todo trabalhador registrado em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito ao FGTS, incluindo trabalhadores rurais, domésticos e temporários. Empregadores são obrigados a fazer os depósitos, e a ausência deles é passível de penalidades. O FGTS também é obrigatório para trabalhadores avulsos e safristas, garantindo proteção aos trabalhadores de várias categorias.

Veja também:  Abono Salarial PIS/PASEP 2025: Novas Datas e Valores Anunciados! Veja Como Receber

Quando É Possível Sacar o FGTS?

O FGTS pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, doenças graves e calamidade pública. Em 2023, o governo brasileiro lançou o Saque-Aniversário, que permite que o trabalhador retire parte do saldo do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário. Vale lembrar que, ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o FGTS integralmente em caso de demissão sem justa causa.

Conclusão

O FGTS é um benefício essencial que ajuda o trabalhador a enfrentar situações inesperadas. Manter-se informado sobre o saldo e as modalidades de saque permite que o trabalhador aproveite ao máximo esse recurso em momentos necessários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

ATENÇÃO! Plano ‘Punhal Verde Amarelo’: Veja repercussão entre membros do governo Lula, STF e Congresso

Recentemente, a notícia de uma suposta tentativa de golpe...

VEJA: As Profissões Mais Atingidas pelo Esgotamento Profissional – Veja Agora!

O esgotamento profissional, ou burnout, tem se tornado uma...

URGENTE: O Desafio da Jornada de Trabalho de Quatro Dias Fracassa – VEJA COMO!

A discussão sobre a jornada de trabalho de quatro dias por...