Os intensos temporais que atingiram as regiões Sul e Sudeste no início desta semana devem continuar nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul provocará instabilidades na região, avançando posteriormente para o centro-sul do país, com chuvas fortes e queda nas temperaturas.
Previsão para o Rio Grande do Sul
Nesta quinta-feira (3), o estado pode enfrentar chuvas fortes, com volumes em torno de 100 mm, rajadas de vento de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Impacto em Santa Catarina e Paraná
A partir de hoje (3), a frente fria desloca-se em direção ao Sudeste, ocasionando temporais isolados em Santa Catarina e Paraná.
Alerta para São Paulo e Rio de Janeiro
Hoje, o estado de São Paulo estará em alerta para temporais, com rajadas de vento fortes. Essa condição se estenderá para o centro-sul do Rio de Janeiro entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (4).
Atenção Especial no Final de Semana
A partir de sábado (5), é necessário atenção aos acumulados de chuva previstos para o Vale do Paraíba e o litoral de São Paulo, além do litoral sul, da Região Serrana e da capital do Rio de Janeiro. Nessas áreas, os volumes de chuva podem ultrapassar 100 mm.
Queda de Temperatura e Geada
Com a chegada da primeira massa de ar frio do ano, as temperaturas devem cair na Região Sul, sul de Mato Grosso do Sul e parte da Região Sudeste. As temperaturas podem ficar abaixo de 10°C em algumas áreas do Sul, com previsão de geada ao amanhecer de sábado (5) e domingo (6) nas serras gaúcha e catarinense.
Recomendações
Diante dessas condições, é fundamental que a população das áreas afetadas:
- Acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais.
- Evite áreas de alagamento.
- Esteja atenta a possíveis deslizamentos de terra.
- Proteja-se de ventos fortes e possíveis quedas de granizo.