BENEFÍCIO EXTRA: INSS Garante Dinheiro A Mais Para Aposentados Por Invalidez – Saiba Quem Tem Direito!

Data:

O adicional de 25% na aposentadoria é uma compensação financeira destinada aos aposentados por incapacidade permanente que comprovam a necessidade de assistência contínua de terceiros em suas atividades diárias. Este benefício é restrito a um grupo específico, não sendo extensível a outros tipos de aposentadoria, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Este adicional tem como objetivo auxiliar aqueles que, devido à sua condição de saúde, necessitam de suporte constante, estando previsto no Decreto 3.048/99. Este decreto elenca diversas situações que justificam a concessão do benefício, embora também possibilite a inclusão de outros casos não listados, desde que comprovada a necessidade de assistência constante.

Quem Tem Direito ao Adicional?

grana real
Muitos poderão contar com um extra imperdível! (Fonte: Money Times)

Para ter direito ao adicional de 25%, o aposentado deve ser beneficiário da aposentadoria por incapacidade permanente e demonstrar a necessidade de assistência permanente. Esta condição é avaliada mediante situações como cegueira totalperda de membros ou paralisia, entre outras. A lista completa dessas situações está descrita no Decreto 3.048/99.

A diversidade nas condições contempladas destaca que o critério principal para receber o adicional é a necessidade contínua de cuidado por parte de terceiros, não sendo necessário que o aposentado sofra de uma condição específica.

Quais Documentos São Necessários?

Para solicitar o adicional, é preciso apresentar documentação que comprove as limitações causadas pela enfermidade. Os documentos exigidos incluem:

  • Documento de identidade e cartão do CPF
  • Carteira de Trabalho atualizada
  • Comprovante de residência recente
  • Laudo médico detalhado, incluindo descrição do CID e data do início da incapacidade
  • Prontuários médicos e exames complementares, como tomografias ou ressonâncias, caso sejam pertinentes
Veja também:  13º salário do INSS por conta em novembro! Descubra se você está na lista!

Como Solicitar o Adicional?

A solicitação do adicional de 25% pode ser feita pelo portal “Meu INSS” na internet ou pelo telefone 135. Após o requerimento, o segurado passará por uma perícia médica que determinará a gravidade da patologia e as limitações associadas. A resposta ao pedido é dada semelhante a outros benefícios por incapacidade, mas pode demorar um pouco mais para ser emitida.

Como Proceder em Caso de Indeferimento?

Se o pedido for negado, o beneficiário tem o direito de recorrer administrativamente no prazo de 30 dias após o recebimento da decisão. Outra possibilidade é ingressar com uma ação judicial, especialmente se houverem razões fundamentadas para acreditar que o indeferimento foi inadequado. É aconselhável buscar a orientação de um advogado especializado em direito previdenciário para avaliar a situação e guiar os próximos passos.

No que se refere ao cálculo do benefício, ele será adicionado a 25% do valor da aposentadoria atual, o que pode superar o teto previdenciário sem maiores complicações. Todavia, o aumento não se incorpora à pensão por morte, cessando no falecimento do aposentado. Para aqueles que estão há muito tempo aposentados, o pedido do adicional não está sujeito a decadência, independentemente de quanto tempo tenha passado desde a concessão do benefício original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

LUTO NO CINEMA: Ator de grandes clássicos morre aos 65 anos

Michael Mann e Francis Ford Coppola prestaram homenagens ao ator.

Está cansado do calor? Onda de frio já tem data para chegar no Brasil

Confira os estados que vão ser mais afetados.

ALERTA GERAL PREOCUPA O BRASIL: Fortes tempestades estão chegando nestas cidades

Os intensos temporais que atingiram as regiões Sul e...