BOA NOTÍCIA: Aposentados Por Invalidez Têm Direito a Benefício Extra do INSS – Veja Como Solicitar!

O adicional de 25% na aposentadoria por incapacidade permanente é um benefício extra pago a aposentados que necessitam de assistência constante devido a limitações em suas atividades diárias. Este benefício é exclusivo para aqueles com aposentadoria por invalidez, atualmente chamada de aposentadoria por incapacidade permanente.

Quem tem direito ao adicional?

O direito ao adicional é garantido a aposentados por invalidez que comprovem a necessidade do auxílio permanente de outra pessoa para realizar atividades diárias. Diversas condições de saúde podem justificar essa assistência, conforme descrito no Anexo I do Decreto 3.048/99.

Quais condições de saúde são consideradas elegíveis?

  • Cegueira total
  • Perda de nove dedos das mãos ou uma condição pior
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando não há possibilidade de prótese
  • Perda de um membro superior e um inferior com impossibilidade de prótese
  • Alterações graves das faculdades mentais
  • Doenças que requerem permanência contínua no leito
  • Incapacidade permanente para as atividades diárias

Importante ressaltar que a lista não é exaustiva; se o aposentado necessita de assistência permanente, o adicional pode ser devido, independente das condições listadas.

Como solicitar o adicional de 25%?

Para solicitar o adicional, o aposentado deve preencher um requerimento no Meu INSS ou ligar para o número 135. Será necessário realizar uma perícia médica, que avaliará a condição do solicitante e verificará a necessidade da assistência de terceiros.

Veja também:  Notícia preocupante do INSS: Mais de 800 mil benefícios podem ser cortados

Documentação necessária para o requerimento

A documentação inclui:

  • Identidade
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de residência
  • Laudo médico detalhado, com data de início da incapacidade, prescrição do CID e necessidade de assistência
  • Prontuários e exames médicos que justifiquem a incapacidade

E se o pedido for negado?

Em caso de negativa por parte do INSS, é possível recorrer administrativamente ou judicialmente. O benefício pode ser indeferido se o perito não encontrar evidências suficientes de necessidade de auxílio permanente. Nesse caso, um advogado previdenciário pode auxiliar no recurso, fornecendo aconselhamento e ajustando a estratégia jurídica conforme necessário.

Valor do benefício com o adicional

O valor da aposentadoria aumenta em 25% sobre o benefício já concedido, sem limitação ao teto previdenciário. Este acréscimo é aplicável, mesmo que o total ultrapasse o teto do INSS.

O adicional de 25% não é extensível a outras modalidades de aposentadoria, mas há projetos em tramitação no Congresso que podem mudar esse cenário futuramente. Por enquanto, só os aposentados por incapacidade permanente têm direito a este benefício.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Governo lança casa Brasil: Veja como reformar sua casa com financiamento acessível

Governo lança Casa Brasil: descubra como conseguir financiamento fácil para reformar sua casa, com passos simples e vantagens que podem surpreender.

Não corra riscos: Veja como garantir seu benefício do INSS com total tranquilidade

Descubra passos simples e pouco conhecidos para evitar atrasos e fraudes no INSS e garantir seu benefício com segurança e sem dor de cabeça.

Você pode aumentar seu benefício do INSS com poucos passos – Veja agora como fazer

Descubra passos simples e pouco conhecidos para aumentar seu benefício do INSS em pouco tempo; dicas práticas e fáceis para ganhar mais na aposentadoria.

Descubra agora quanto falta para sua aposentadoria com a calculadora oficial do INSS – Veja como usar

Descubra em minutos quanto falta para se aposentar com a calculadora do INSS e quais passos podem reduzir o tempo até sua aposentadoria.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.