Você já pode conferir as datas de pagamento do Bolsa Família para outubro, novembro e dezembro e se planejar com calma. O cronograma segue o final do seu NIS. Saiba também como sacar ou movimentar seu benefício pelo cartão, na Caixa, nas lotéricas, em caixas eletrônicos ou pelo Caixa Tem (PIX, transferências e boletos).
- Cronograma de outubro, novembro e dezembro já divulgado
- Pagamento segue calendário pelo final do seu NIS
- Valores são liberados nas últimas semanas úteis do mês e podem variar mês a mês
- Em dezembro os pagamentos são antecipados para garantir recebimento antes do Natal
- Saque na Caixa, lotéricas, caixas eletrônicos ou pelo Caixa Tem (PIX e transferências)
Governo divulga calendário do Bolsa Família para outubro, novembro e dezembro
Com antecedência para o fim do ano, o governo divulgou as datas de pagamento do Bolsa Família referentes a outubro, novembro e dezembro. Consulte o cronograma e programe suas despesas.
Como o calendário é definido
O dia de saque depende do último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS). Segundo informações oficiais, os depósitos são feitos nas últimas semanas úteis de cada mês e as datas podem mudar de um mês para outro — por isso o dia de outubro pode ser diferente do de novembro. Para conferir seu dia exato conforme o NIS, veja as orientações sobre o calendário por final de NIS.
Por que dezembro costuma ser diferente
Para garantir que os beneficiários recebam o pagamento antes do Natal, as parcelas de dezembro são liberadas mais cedo que nos demais meses. Fique atento a mudanças e avisos que podem antecipar ou ajustar datas, como já ocorreu em ocasiões anteriores — acompanhe as atualizações sobre possíveis mudanças no calendário em comunicados sobre o programa.
Como sacar ou movimentar seu benefício
Você pode:
- Sacar com o cartão do Bolsa Família em agências da Caixa, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou correspondentes Caixa Aqui. Veja orientações práticas para o saque em como sacar nas agências e lotéricas.
- Usar o aplicativo Caixa Tem para transferências, PIX e pagamento de boletos, sem precisar ir até uma agência; há um passo a passo sobre como consultar saldo e movimentar pelo Caixa Tem.
Em casos de dúvida sobre limites, bloqueios ou elegibilidade de adicionais (como o Adicional por Filho), procure o atendimento da Caixa ou o CRAS da sua cidade. Se houver necessidade de regularizar o cadastro, verifique como atualizar o CadÚnico em orientações para regularização do CadÚnico e leve os documentos necessários conforme a lista indicada em documentos para atualizar o CadÚnico.
Onde consultar o calendário oficial
Para confirmar as datas e conferir eventuais atualizações, acesse o calendário oficial e comunicados em: novo calendário do Bolsa Família e em portais de notícias confiáveis que publicam atualizações por NIS.
Conclusão
Agora você já tem as principais informações sobre as datas de pagamento do Bolsa Família para outubro, novembro e dezembro. O recebimento segue o final do seu NIS, então consulte o calendário e planeje-se com antecedência. Lembre-se: em dezembro os pagamentos são antecipados para garantir o recebimento antes do Natal.
Para movimentar o benefício use a Caixa, lotéricas, caixas eletrônicos ou o Caixa Tem (PIX e transferências). Consulte sempre os comunicados oficiais e o atendimento da Caixa se tiver dúvidas. Para dicas sobre como evitar atrasos ou problemas com o benefício, veja as recomendações em como garantir o recebimento sem atrasos.
Perguntas frequentes
- Quando recebo o Bolsa Família em outubro, novembro e dezembro?
O pagamento segue o final do seu NIS. As parcelas saem nas duas últimas semanas úteis de cada mês; em dezembro o calendário é antecipado. - Como faço para consultar a data pelo meu NIS?
Consulte o calendário oficial do governo ou as listas por final de NIS publicadas pela imprensa, por exemplo a lista para NIS final 4 a 8. - As datas de outubro, novembro e dezembro são sempre as mesmas?
Não. O dia pode mudar entre meses; outubro e novembro seguem as últimas semanas úteis e dezembro costuma ser antecipado. - Como e onde eu posso sacar o benefício?
Com o cartão do Bolsa Família em agências da Caixa, lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui. Pelo Caixa Tem é possível transferir, fazer PIX e pagar boletos — veja o passo a passo de uso do aplicativo em orientação sobre o Caixa Tem. - O que é o Adicional por Filho e como recebo?
É um valor extra por criança em famílias elegíveis. Se você tem direito, o adicional é pago conforme o calendário ou em datas específicas; verifique critérios e pagamentos no site da Caixa, no CRAS da sua cidade ou em orientações sobre regras e mudanças do programa em alterações nas regras do Bolsa Família.