Governo Lula deve antecipar o 13º salário dos aposentados este ano! Confira quais as possíveis datas

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve antecipar o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida já foi adotada nos últimos anos e pode ser confirmada em breve para 2025.

O benefício, que normalmente é pago no segundo semestre, deve ser antecipado para o primeiro semestre. O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta quinta-feira (27) que há boas chances de o governo autorizar o adiantamento. No entanto, ainda está em discussão se os depósitos ocorrerão nos meses de abril e maio ou maio e junho.

“A tendência é de ocorrer [a antecipação]. A discussão é se ela ocorre em qual dessas duas janelas”, disse Ceron.

Se confirmada, essa será a sexta vez consecutiva que os segurados do INSS receberão o 13º antes do previsto no calendário tradicional.

Datas Prováveis para o Pagamento do 13º do INSS em 2025

Caso a antecipação seja oficializada, os pagamentos seguirão o calendário do INSS, que considera o número final do benefício, sem o dígito verificador.

Se o pagamento ocorrer em abril e maio:

  • 1ª parcela: entre 24 de abril e 8 de maio
  • 2ª parcela: entre 26 de maio e 6 de junho

Se o pagamento ocorrer em maio e junho:

  • 1ª parcela: entre 26 de maio e 6 de junho
  • 2ª parcela: entre 24 de junho e 7 de julho

A decisão final dependerá da assinatura de um decreto presidencial, oficializando a mudança.

Quem Tem Direito ao 13º do INSS?

O 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, da mesma forma que o 13º dos trabalhadores da ativa. Por lei, a primeira parte pode ser paga até novembro e a segunda, até 20 de dezembro.

Veja também:  INSS vai ATRASAR os PAGAMENTOS de MARÇO? Veja a verdade!

Têm direito ao benefício:
Aposentados do INSS
✅ Pensionistas
✅ Beneficiários de auxílio-doença
✅ Beneficiários de auxílio-reclusão
✅ Beneficiários de auxílio-acidente

Quem recebe BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13º.

Os pagamentos são feitos em ordem crescente de valores, ou seja, quem recebe até um salário mínimo tem prioridade. Em seguida, são pagos os benefícios acima do mínimo até o teto do INSS.

Antecipação do 13º do INSS: Estratégia Repetida

Nos últimos anos, a antecipação do 13º do INSS virou uma prática recorrente, principalmente como estratégia para estimular a economia.

Nos governos anteriores do PT, a primeira parcela do 13º passou a ser paga antes por meio de decreto. No governo de Jair Bolsonaro (PL), a antecipação foi feita por meio de Medida Provisória (MP), com uma parcela em agosto e outra em novembro.

A antecipação também ocorreu em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, como forma de minimizar os impactos econômicos. Em 2022, ano eleitoral, a medida foi repetida. Sob o governo Lula, o adiantamento continuou em 2023 e 2024 e pode ser novamente autorizado agora em 2025.

Dessa forma, a expectativa é que o presidente assine o decreto em breve, confirmando a antecipação e as datas exatas de pagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Confirmado: Novo salário mínimo muda valor dos benefícios do INSS – Veja quanto você vai receber

Novo salário mínimo muda quanto você recebe do INSS? Descubra quem ganha mais, o que muda no benefício e como isso pode afetar seu bolso

Revelado: Os cremes que estão salvando cabelos danificados – Veja quais usar e como aplicar

Descubra cremes que salvam seu cabelo e o truque simples no banho que devolve brilho, força e controla o frizz em dias

Ótima notícia: Carro antigo pode ficar isento do IPVA – Veja se o seu está na lista

Descubra se seu carro antigo pode ficar isento do IPVA: critérios simples, prazos e um passo pouco conhecido que pode economizar muito.

Alerta urgente: Milhares estão perdendo R$100 do Bolsa Família – Veja o que está acontecendo

Você perde R$100 no Bolsa Família? Descubra o que mudou, quem pode perder o benefício e como recuperar o valor perdido com passos simples.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.