Haddad SE PRONUNCIA sobre AUMENTO da SELIC: “Não fiquei surpreso” – CONFIRA AGORA!

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou comentar o aumento da taxa Selic anunciado nesta quarta-feira (18) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Haddad disse não estar surpreso, mas que só deve analisar a decisão após ler a ata da reunião da semana que vem.

O Copom elevou a taxa básica de juros da economia de 10,50% para 10,75% ao ano. Esse foi o primeiro aumento durante o terceiro mandato do presidente Lula (PT). O último ajuste ocorreu em agosto de 2022.

“Não fiquei surpreso, mas só vou me pronunciar sobre a decisão após a leitura da ata, na semana que vem, como de costume. Vou dar uma olhada, vou conversar internamente, vou verificar o que esperar para o futuro próximo”, disse o ministro ao deixar o ministério.

Expectativa de “alívio doméstico” com a queda das taxas de juros dos EUA

Haddad falou sobre a decisão do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, que cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para a faixa de 4,75% a 5% ao ano. Essa foi a primeira redução feita pelo Fed desde março de 2020.

Para o ministro, o corte “veio um pouco tarde”. Ele disse que espera que o Fed comece agora um ciclo de longo prazo de cortes nas taxas de juros que podem beneficiar o mundo. “Eu acho que [o corte de juros nos EUA] Chegou um pouco tarde, mas chegou. Estávamos esperando que o Banco Central Americano cortasse o preço em junho”, disse ele.

Veja também:  Salário Mínimo 2025 DEFINIDO! Veja o Novo Valor e Quem Será Beneficiado

“Houve uma pequena turbulência no começo do ano que, de certa forma, causou alguma turbulência em todos os mercados. O dólar [subiu] aqui, mas acho que agora [o Fed] deve entrar em um caminho de cortes. Acho que isso será duradouro”, acrescentou Haddad.

O ministro destacou que a queda dos juros nos EUA trará mais previsibilidade à economia global e evitará volatilidade no mercado financeiro nos próximos anos, diz o relatório. Agência Brasil.

“Não acredito que em 2025, 2026, teremos surpresas. O que é ótimo para o Brasil e para o mundo. Porque isso traz um grande alívio interno e coloca sobre nós a responsabilidade de continuar fazendo o trabalho de colocar as coisas em ordem aqui para colher os frutos desses ventos favoráveis”, concluiu o ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Última chance: Você pode sacar o abono do PIS/PASEP deste ano – Veja aqui antes que acabe

Última chance para sacar o abono do PIS PASEP deste ano: saiba o passo a passo fácil e o que fazer agora para não perder seu direito

INSS vai devolver consignados aos aposentados? Veja as novidades!

Novas regras do INSS: consignados podem ser suspensos e valores devolvidos; 13º será pago em novembro — descubra se você vai receber.

Você pode contratar o consignado do INSS aos domingos com segurança

Saiba se dá para contratar o consignado do INSS aos domingos, como evitar golpes, passos fáceis e dicas para fazer isso com segurança

Acabou de sair: Você com 60 anos pode pedir o novo pagamento surpresa do INSS – Veja aqui como solicitar

Você com sessenta anos: saiba como pedir o novo pagamento surpresa do INSS, passo a passo fácil, e descubra se tem direito agora mesmo
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.