A discussão sobre o retorno do horário de verão no Brasil está em pauta novamente e pode ser decidida ainda neste segundo semestre de 2024. O Ministério de Minas e Energia está avaliando a mudança, com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planejando anunciar a decisão em breve, conforme reportado pela Folha de S.Paulo.
Por Que o Horário de Verão Pode Ser Retomado?
A necessidade de reintroduzir o horário de verão foi recomendada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante uma reunião no mês passado. Essa recomendação se deve à grave seca que afeta o Brasil, considerada uma das piores já registradas pelo Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
O horário de verão, quando em vigor, permitia uma melhor utilização da luz natural, resultando em uma significativa economia de energia, especialmente no fim da tarde, quando as pessoas voltam para casa após o trabalho. Apesar de a medida ter mostrado uma redução no consumo de energia, essa economia tem diminuído ao longo dos anos.
Quando o Relógio Muda se a Medida for Aprovada?
Se a reintrodução do horário de verão for aprovada, as mudanças no relógio ocorrerão de acordo com os decretos que regulamentam a medida. Segundo o Decreto nº 6.558 de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242 de 2017, a Hora de Verão seria implementada da seguinte forma:
- A partir de zero hora do primeiro domingo de novembro até zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, em parte do território nacional, os relógios seriam adiantados em sessenta minutos em relação à hora legal.
Ainda não há confirmação se o governo seguirá esse decreto ou se um novo será criado. O ministro Alexandre Silveira já comentou que a probabilidade de retorno é grande devido à situação hídrica, podendo valer já para novembro deste ano.
Histórico do Horário de Verão no Brasil
O horário de verão foi implementado pela primeira vez no Brasil em 1931, durante a presidência de Getúlio Vargas, e desde então foi adotado e revogado em diversos períodos. Sua adoção não foi constante, mas sempre teve como objetivo principal a economia de energia e melhor aproveitamento da luz solar.
Conclusão
Com a situação crítica da seca e a possível necessidade de economia de energia, a reintrodução do horário de verão no Brasil pode ser uma solução viável. Fique atento às notícias e ao anúncio oficial do governo para saber quando o relógio pode mudar novamente.