INSS BLOQUEIA EMPRÉSTIMOS E CHOCA APOSENTADOS: NOVA REGRA MUDA TUDO!

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Milhares de aposentados e pensionistas estão sendo surpreendidos por uma nova regra que muda completamente a forma de contratar empréstimos pelo INSS. Publicada no Despacho Decisório PRES/INSS nº 67, de 7 de maio de 2025, a decisão já está valendo e traz bloqueios automáticos, espera obrigatória de 60 dias e desbloqueio apenas por reconhecimento facial.

O que muda com o novo bloqueio do INSS?

Desde o dia 9 de maio de 2025, todos os benefícios previdenciários passaram a ser bloqueados para:

  • Novos empréstimos consignados
  • Cartões de crédito consignado (RMC)
  • Cartões com margem adicional (RCC)
  • Portabilidades e refinanciamentos

O bloqueio é registrado com o motivo 2, que agora se chama “bloqueado pelo segurado ou INSS”. Com isso, qualquer tentativa de averbação será recusada de imediato.

Desbloqueio só após 60 dias: o que isso significa?

A nova regra exige que o segurado aguarde 60 dias inteiros após o bloqueio para então solicitar o desbloqueio. E não adianta tentar antes: o sistema não permitirá. A solicitação deverá ser feita somente através do site ou aplicativo Meu INSS, usando login pessoal.

Biometria facial será obrigatória para desbloquear

A partir de 19 de maio de 2025, o desbloqueio do benefício será permitido apenas por biometria facial. Isso significa que o segurado terá que:

  • Acessar o app Meu INSS;
  • Ativar a câmera do celular;
  • Passar pela verificação de identidade usando o próprio rosto.

Sem a biometria cadastrada nos sistemas do governo, não será possível seguir com o processo.

Veja também:  Não fique no prejuízo- Cancele os descontos indevidos do INSS sem sair de casa

Erro IE impede qualquer nova operação de crédito

Tentou contratar um empréstimo e apareceu “IE”? Esse é o código de erro que o sistema vai mostrar quando o benefício estiver com bloqueio ativo. Ele impede:

  • Novos contratos;
  • Portabilidades;
  • Refinanciamentos;
  • Abertura de margem de cartão consignado.

Exceção para quem já iniciou a portabilidade

A única exceção prevista pela Dataprev é para casos em que a exclusão por portabilidade já foi registrada antes do bloqueio. Nesses casos, o contrato poderá ser finalizado normalmente.

Empréstimos e cartões antigos continuam sendo descontados normalmente

Importante esclarecer: nada muda para quem já tem contrato em andamento. Os descontos continuarão normalmente no contracheque do beneficiário. A nova regra vale apenas para novas operações.


FAQ – Perguntas Frequentes

O que é o motivo 2 no bloqueio do INSS?

É o novo código que impede contratações de crédito, chamado agora de “bloqueado pelo segurado ou INSS”.

Quando posso desbloquear meu benefício?

Somente depois de 60 dias do bloqueio, via app ou site Meu INSS.

Preciso ir até uma agência para desbloquear?

Não. O desbloqueio é 100% online, por biometria facial no aplicativo.

Tenho empréstimos antigos. Vou ser afetado?

Não. Os descontos continuam sendo feitos normalmente. A nova regra vale só para novas contratações.

Comecei uma portabilidade antes do bloqueio. Posso continuar?

Sim. Se a exclusão por portabilidade foi feita antes, o processo pode seguir.

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