INSS vai liberar dinheiro extra para aposentados até 31/05 — veja se você está na lista

Data:

Entre 2002 e 2009, muitos beneficiários do INSS receberam valores incorretos devido a erros no cálculo de seus benefícios. Recentemente, uma decisão judicial determinou que o INSS deve corrigir esses erros, resultando em um pagamento extra para cerca de 140 mil pessoas. Essa revisão, conhecida como “artigo 29”, refere-se a uma correção baseada na Lei 8.213 de 1991.

O erro ocorreu porque, ao calcular os benefícios, o INSS não considerou as menores contribuições, o que resultou em valores menores para alguns segurados. A ação judicial, movida pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), garantiu que os prejudicados recebessem a diferença devida.

Quem Está Elegível para a Revisão do Artigo 29?

A revisão do artigo 29 beneficia aqueles que receberam auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez com erros de cálculo entre 17 de abril de 2002 e 29 de outubro de 2009. A decisão judicial exige que o INSS desconte as 20% menores contribuições ao recalcular os valores devidos, corrigindo assim os pagamentos.

Essa correção é resultado de uma ação civil pública que buscou garantir que os segurados não fossem prejudicados por erros nos cálculos dos seus benefícios. O diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS, Vanderlei Santos, confirmou que o INSS está cumprindo a determinação judicial.

Veja também:  APOSENTADORIA AOS 50 ANOS? INSS libera REGRAS INÉDITAS para 2025!

Como Verificar se Você Tem Direito ao Pagamento Extra?

Para saber se tem direito ao pagamento extra, os beneficiários devem acessar o site ou aplicativo Meu INSS. O processo é simples e envolve os seguintes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
  2. Faça login com o CPF e a senha cadastrados no gov.br.
  3. Na barra de busca, digite “revisão”.
  4. Vá até a seção “Histórico de Crédito de Benefício”.
  5. Se houver valores a receber, essa informação será exibida. Caso contrário, aparecerá a mensagem: “Consulta à Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.

Quando o Pagamento da Revisão Será Efetuado?

O INSS planeja distribuir um total de R$ 750 milhões entre os beneficiários ativos e inativos. Os pagamentos serão realizados em duas fases:

  • Benefícios ativos: Os pagamentos ocorrerão de abril até 31 de maio de 2025.
  • Benefícios inativos: Os pagamentos serão feitos de abril até 31 de dezembro de 2025.

Essa medida visa corrigir injustiças passadas e garantir que todos os segurados recebam o que lhes é de direito, conforme estipulado pela decisão judicial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Financiar imóvel ficou impossível em 2025? Veja o que mudou e como não cair em armadilhas!

Descubra as novas regras e taxas de juros para financiamento de imóveis em 2025. Aprenda tudo que você precisa saber para realizar seu sonho!

Estudantes recebem apoio financeiro para continuar os estudos com o Programa Pé-de-Meia

Descubra como estudantes estão sendo ajudados financeiramente pelo Programa Pé-de-Meia para alcançar seus sonhos e continuar os estudos. Não perca!

Avó, mãe e neta são encontradas mortas em apartamento na Região Centro-Sul de Belo Horizonte

Tragédia em Belo Horizonte: descubra o mistério por trás das mortes de avó, mãe e neta em um apartamento na Região Centro-Sul. O que

Os benefícios dos sucos detox para a sua saúde diária

Descubra como os sucos detox podem transformar sua saúde diária! Conheça os benefícios surpreendentes e fáceis de incluir na sua rotina.