Justiça manda retirar paródia feita por Tiago Pavinatto

A Justiça do Rio de Janeiro acatou pedido dos cantores Chico Buarque e Gilberto Gil e determinou a retirada das redes sociais de uma paródia da música “Cálice”, dos artistas. A versão alvo dos compositores foi escrita pelo advogado e apresentador Tiago Pavinatto, que afirmou não ter sido notificado sobre a ação e classificou-a como censura.

“A música é uma paródia que a lei permite que todos os brasileiros façam, mas por causa da ação do Chico eu não posso fazer uma paródia porque sou apoiador do Bolsonaro. É uma decisão de censura”, disse Pavinatto Gazeta do Povo. “Eu diria que é ainda pior do que isso, porque é uma perseguição a alguém por sua ideologia política”, conclui o advogado.

Na decisão da juíza Admara Falante Schneider, à qual a reportagem teve acesso, a magistrada alega que a paródia foi modificada “com a finalidade de cometer crimes” e pede que a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, remova o conteúdo do perfil de Pavinatto no prazo de 24 horas “sob pena de multa global de R$ 40 mil em caso de descumprimento”.

A mesma multa também é aplicada ao apresentador, caso a determinação não seja cumprida. No post alvo de Gil e Buarque, Tiago Pavinatto critica a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Alexandre quer vê-lo calado, ele continua investigando secretamente, ele continua envolvido, sempre prejulgando, mesmo aqueles que se desviaram dele. A complacência do Senado é repugnante, e não há uma única reclamação de seus pares, eles tratam o povo como um jumento, protegendo-se na mesma canoa”, diz um dos trechos da paródia do advogado.

Veja também:  NOVIDADE: Trump já decidiu nomes para seu governo - Veja a lista

Na ação movida por Gilberto Gil e Chico Buarque, os artistas classificam a paródia como uma “sinebrosa violação de direitos autorais cometida na criação e publicação do conteúdo com uso indevido da obra dos autores”. Eles também justificam que é “inevitável reconhecer que houve violação de direitos autorais em razão do uso não autorizado de sua obra na criação desta música postada pelo réu”.

Pavinatto, por outro lado, alega que a ação movida contra ele não é legítima. “É uma decisão ilegal porque não respeita o artigo 47 da Lei de Direitos Autorais. O artigo prevê que a paródia é uma exceção aos direitos autorais e que todos são livres para fazer uma paródia, desde que não seja uma cópia da música original, e desde que não implique descrédito da autoria da música”, justifica.

O advogado alegou ainda que pretende se defender assim que for notificado da ação, que, até o momento, ele alega não ter sido informado pela Justiça. A decisão foi proferida pela 40ª Vara Cível da Capital, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (12).

Pavinatto já havia sido alvo de uma ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) no início deste mês. A decisão pedia indenização de R$ 300 mil por declarações prestadas pelo advogado contra o então ministro da Justiça, Flávio Dino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Salário mínimo mudou e libera novo valor de empréstimo consignado – Veja quanto você pode pegar

Descubra como a nova regra do salário mínimo vai mudar seu benefício e liberar margem do consignado — será que já dá pra pedir o empréstimo?

Seu dinheiro pode voltar! INSS obriga bancos a devolver valores esquecidos – Confira agora

INSS e bancos vão devolver dinheiro de consignados: descubra se você tem direito, como receber e o que os bancos não querem que você saiba

Bolo de chocolate com brigadeiro no liquidificador: receita fácil, rápida e irresistível!

Receita de bolo de chocolate com brigadeiro no liquidificador: fácil, fofinho e delicioso! Veja o passo a passo e surpreenda sua família.

Alerta do INSS: Não pague intermediários para acessar seus benefícios — veja como resolver direto e com segurança

INSS alerta: não pague intermediários para acessar seus benefícios. Veja como usar os canais oficiais com segurança e denunciar golpes.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.