LULA CONFIRMOU ANTECIPAÇÃO DO 13º DO INSS? Veja o que já se sabe sobre os pagamentos

Data:

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está discutindo a antecipação do pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma prática adotada já em anos anteriores. Tradicionalmente, o 13º seria pago no segundo semestre, mas a proposta é transferir o repasse para o primeiro semestre de 2025.

No governo Lula, a antecipação foi mantida em 2023 e 2024, com o objetivo de impulsionar a economia.

Como funciona o pagamento do 13º do INSS?

O pagamento do 13º do INSS ocorre em duas parcelas, assim como a gratificação natalina sobre os salários de quem está no mercado de trabalho. A primeira parcela pode ser paga até o final de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Para o cálculo, o número final do benefício (ignorando o dígito verificador) define o dia do pagamento. Os beneficiários que recebem até o salário mínimo têm a prioridade.

O que esperar da antecipação do 13º?

Se concretizada a antecipação do 13º para os segurados do INSS, será o sexto ano consecutivo em que o pagamento será realizado no primeiro semestre. Para o governo, essa é uma medida importante para dar apoio à população que depende dos benefícios do INSS, além de representar uma ação voltada para a movimentação econômica.

Veja também:  ATENÇÃO IDOSOS: Governo Revela LISTA de BENEFÍCIOS OCULTOS para o Grupo - Saiba como Usufruir!

Quando o 13º será pago?

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que há boas chances de o adiantamento ocorrer, mas ainda falta definir o período exato: se será em abril e maio ou em maio e junho. Caso seja em abril e maio, a primeira parcela deve ser paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho, conforme o calendário do INSS. Se a escolha for por maio e junho, os pagamentos ocorreriam entre 26 de maio e 6 de junho para a primeira parcela, e de 24 de junho a 7 de julho para a segunda.

Essa antecipação não representará um gasto adicional para o governo, pois os valores do 13º já fazem parte do orçamento do INSS e precisariam ser pagos ao longo do ano. A medida visa estimular a economia e facilitar a vida dos aposentados e pensionistas.

A antecipação do 13º para o primeiro semestre se tornou uma prática recorrente em governos do PT. No governo Bolsonaro, o pagamento foi feito por medida provisória, com uma parcela em agosto e outra em novembro. Durante a pandemia de Covid-19, o governo antecipou as parcelas para o primeiro semestre, e a medida foi mantida em 2021 e 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

INSS ANTECIPA o 13º salário em 2025? Veja QUEM recebe e QUANDO cai na conta!

Urgente! Consulte as principais novidades divulgadas envolvendo o 13 salário do INSS!

Declaração pré-preenchida do IR começa amanhã: como funciona e por que ela pode te colocar na frente na hora da restituição

Atenção! Confira todas as atualizações sobre a declaração do novo Imposto de Renda!

INSS vai pagar dinheiro atrasado em abril- Consulte quem está na lista

A correção será para os beneficiários de auxílio-doença e acidente que foram afetados por erro de cálculo entre 2002 e 2009.

VALOR EXTRA DE R$1.518 dia 15-04- Fique de olho em quem poderá receber

Saiba como consultar e receber o benefício