LULA CONFIRMOU ANTECIPAÇÃO DO 13º DO INSS? Veja o que já se sabe sobre os pagamentos

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está discutindo a antecipação do pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma prática adotada já em anos anteriores. Tradicionalmente, o 13º seria pago no segundo semestre, mas a proposta é transferir o repasse para o primeiro semestre de 2025.

No governo Lula, a antecipação foi mantida em 2023 e 2024, com o objetivo de impulsionar a economia.

Como funciona o pagamento do 13º do INSS?

O pagamento do 13º do INSS ocorre em duas parcelas, assim como a gratificação natalina sobre os salários de quem está no mercado de trabalho. A primeira parcela pode ser paga até o final de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Para o cálculo, o número final do benefício (ignorando o dígito verificador) define o dia do pagamento. Os beneficiários que recebem até o salário mínimo têm a prioridade.

O que esperar da antecipação do 13º?

Se concretizada a antecipação do 13º para os segurados do INSS, será o sexto ano consecutivo em que o pagamento será realizado no primeiro semestre. Para o governo, essa é uma medida importante para dar apoio à população que depende dos benefícios do INSS, além de representar uma ação voltada para a movimentação econômica.

Veja também:  NEM PRECISA DO 14º! Veja 12 Estratégias Para Conseguir um Aumento na Aposentadoria do INSS!

Quando o 13º será pago?

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou que há boas chances de o adiantamento ocorrer, mas ainda falta definir o período exato: se será em abril e maio ou em maio e junho. Caso seja em abril e maio, a primeira parcela deve ser paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho, conforme o calendário do INSS. Se a escolha for por maio e junho, os pagamentos ocorreriam entre 26 de maio e 6 de junho para a primeira parcela, e de 24 de junho a 7 de julho para a segunda.

Essa antecipação não representará um gasto adicional para o governo, pois os valores do 13º já fazem parte do orçamento do INSS e precisariam ser pagos ao longo do ano. A medida visa estimular a economia e facilitar a vida dos aposentados e pensionistas.

A antecipação do 13º para o primeiro semestre se tornou uma prática recorrente em governos do PT. No governo Bolsonaro, o pagamento foi feito por medida provisória, com uma parcela em agosto e outra em novembro. Durante a pandemia de Covid-19, o governo antecipou as parcelas para o primeiro semestre, e a medida foi mantida em 2021 e 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Popular

Posts Relacionados
Veja também

PF faz operação contra fraude no INSS

PF faz operação surpresa contra fraude no INSS; prisões e apreensões podem expor esquema que muda quem recebe benefícios. Entenda o risco.

Aposentados e pensionistas recebem extra em janeiro

Aposentados e pensionistas: saiba quem recebe extra em janeiro, quanto pode entrar na conta e como sacar; há surpresas para aumentar sua renda.

Nubank avança para se tornar banco

Nubank avança para se tornar banco: veja o que muda na sua conta, nos serviços e nas taxas — novidades que podem afetar seu bolso.

Flávio Bolsonaro aciona TCU contra Lulinha

Flávio Bolsonaro aciona o TCU contra Lulinha; saiba por que, quais provas foram citadas e como isso pode mexer com a política e as eleições
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.