Se você é aposentado ou pensionista do INSS e começou a receber seu benefício a partir de junho de 2024, prepare-se para o 13º salário em parcela única em novembro! Abaixo, detalhamos o calendário completo, quem tem direito ao pagamento e informações sobre isenção de impostos.
Quem Tem Direito ao 13º Salário do INSS?
O 13º salário do INSS é destinado a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios por incapacidade, como o auxílio-doença e o auxílio-acidente. O pagamento de novembro será exclusivo para aqueles que começaram a receber o benefício entre junho e outubro de 2024.
Para quem recebe auxílios temporários, como o auxílio-doença, o valor do 13º é calculado de forma proporcional ao tempo do benefício.
Calendário Completo do Pagamento do 13º Salário em Novembro
A seguir, confira as datas de pagamento para os beneficiários do INSS, que variam conforme o valor do benefício e o número final do benefício:
Para quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412):
- Final 1: 25.nov.
- Final 2: 26.nov.
- Final 3: 27.nov.
- Final 4: 28.nov.
- Final 5: 29.nov.
- Final 6: 2.dez.
- Final 7: 3.dez.
- Final 8: 4.dez.
- Final 9: 5.dez.
- Final 10: 6.dez.
Para quem recebe mais de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2.dez.
- Finais 2 e 7: 3.dez.
- Finais 3 e 8: 4.dez.
- Finais 4 e 9: 5.dez.
- Finais 5 e 0: 6.dez.
Imposto de Renda: Quem Está Isento?
Aqueles que recebem até dois salários mínimos estão isentos do Imposto de Renda. Para os aposentados a partir de 65 anos, existe uma cota extra de isenção, que é aplicada a partir do mês de aniversário, reduzindo os valores tributáveis.
Expectativa por um 14º Benefício
Embora a antecipação do 13º salário seja bem-vinda, muitos beneficiários defendem a criação de um 14º benefício para o segundo semestre. Um projeto com essa proposta foi apresentado na Câmara e no Senado, mas não obteve aprovação até o momento.