Piastri vence o GP do Azerbaijão e McLaren assume a liderança do campeonato de construtores

Oscar Piastri venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão e colocou a McLaren no topo da classificação de construtores em uma corrida que terminou com um safety car virtual após uma colisão na penúltima volta entre Carlos Sainz, da Ferrari, e Sergio Perez, da Red Bull.

O pole position da Ferrari, Charles Leclerc, que foi ultrapassado por Piastri na volta 20 de 51 e então lutou roda a roda antes que seus pneus se desgastassem, ficou em segundo lugar, com George Russell herdando o terceiro lugar para a Mercedes após a colisão com Sainz-Perez.

O líder da Fórmula 1 da Red Bull, Max Verstappen, terminou em quinto, logo atrás de seu rival mais próximo, Lando Norris, que largou em 15º pela McLaren e terminou em quarto com um ponto extra pela volta mais rápida.

A vantagem do tricampeão Verstappen sobre Norris, que diminuiu a diferença de 15 segundos e ultrapassou o piloto holandês na volta 49 graças aos pneus mais novos, foi reduzida de 62 pontos para 59.

A McLaren agora está 20 pontos à frente da Red Bull na classificação, faltando sete etapas.

“Essa foi provavelmente a tarde mais estressante da minha vida”, disse Piastri, depois de suportar a pressão implacável de Leclerc para conquistar sua segunda vitória na carreira.

“Definitivamente foi uma das melhores corridas da minha carreira.”

Veja também:  Atlético Nacional vence Inter e agita o grupo da morte na Libertadores

Os dois primeiros colocados duelaram volta após volta, com o piloto da Ferrari tentando em vão usar o DRS para ultrapassar Piastri até que perdeu o fôlego e caiu nas garras de Perez e Sainz.

Fernando Alonso foi o sexto pela Aston Martin, com a Williams se beneficiando de um acidente tardio para ver Alex Albon terminar em sétimo, com o novato argentino Franco Colapinto seguindo em oitavo. Colapinto encerrou uma seca de 42 anos – o último argentino a marcar pontos na F1 foi Carlos Reutemann em 1982.

O heptacampeão mundial Lewis Hamilton ficou em nono lugar pela Mercedes após largar do pit lane, com o novato britânico Oliver Bearman conquistando o ponto final pela Haas como substituto do suspenso Kevin Magnussen.

Bearman agora marcou pontos para duas equipes diferentes em suas duas corridas depois de fazer sua estreia na Ferrari como substituto de Sainz, que estava sofrendo de apendicite, em março.

Perez tentou, sem sucesso, ultrapassar Leclerc para assumir o segundo lugar na penúltima volta e então se viu em quarto lugar quando Sainz aproveitou a oportunidade para passar.

Enquanto o espanhol e o mexicano lutavam pelo terceiro lugar na curva dois, os carros colidiram e bateram no muro.

“O que aconteceu lá?” Sainz exclamou, com Perez perguntando a mesma coisa de forma mais efusiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Popular

Anvisa retira molho de tomate do mercado após identificar pedaços de vidro

Anvisa retira molho de tomate do mercado após identificar risco de pedaços de vidro. Veja qual lote foi proibido, os riscos à saúde e mais!

Nova Regra: Empresas Devem Ressarcir INSS por Acidentes. Saiba Como Evitar Custos Extras!

Empresas agora devem ressarcir o INSS por auxílios de acidentes de trabalho. Entenda o impacto nos custos!

Salário mínimo terá aumento em 2026: Entenda o que muda

Salário mínimo 2026 sobe para R$ 1.621: entenda quando começa a valer, quem é beneficiado e mais!

Bolsa Família Janeiro 2026: Pagamento Liberado! Veja o Cronograma Completo!

Calendário Bolsa Família 2026: confira as datas de pagamento de janeiro, valores detalhados e novidades para famílias
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.