Segundo voo da FAB com 227 brasileiros e parentes resgatados no Líbano chega a SP

O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando 227 passageiros do Líbano, pousou na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (8), às 6h58. Este grupo é composto por brasileiros e seus parentes que foram repatriados em uma operação do governo federal para retirar pessoas da área de conflito. Dentre os passageiros, estão 49 crianças.

A aeronave KC-30 utilizada para a missão faz parte da Operação “Raízes do Cedro”, que visa resgatar cidadãos em situação de risco. O primeiro grupo de repatriados já havia chegado ao Brasil no domingo, sendo recebido pelo presidente Lula.

A operação continuará, com a aeronave planejando retornar ao Líbano para buscar novos cidadãos que solicitaram ajuda do governo para deixar a zona de conflito. Um terceiro voo está agendado para chegar ao Brasil ainda nesta semana.

Operação Raízes do Cedro

No total, quase 3 mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil, a maioria oriunda do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil possui capacidade para repatriar até 500 pessoas por semana do Líbano.

Veja também:  River Island encerra lojas e busca se adaptar ao novo cenário do varejo em 2025

O Líbano enfrenta intensos bombardeios aéreos por parte de Israel, que visa alvos do grupo extremista Hezbollah em território libanês. Os ataques têm causado também a morte de civis, incluindo dois cidadãos brasileiros, desde a escalada dos conflitos em 20 de setembro.

Recentemente, as Forças de Defesa de Israel tentaram realizar uma operação terrestre, resultando em conflitos armados em uma cidade do sul do Líbano. Beirute também foi alvo de bombardeios nas últimas semanas.

Desde o dia 23 de setembro, o Itamaraty tem discutido a necessidade de uma operação de repatriação. A embaixada em Beirute tem realizado consultas com a comunidade local desde a semana passada, e a demanda por retorno tem aumentado gradativamente, com variações no número de interessados devido a desistências, saídas por conta própria e novas famílias se juntando à lista em função do aumento dos riscos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Teto do Minha Casa Minha Vida sobe

Teto do Minha Casa Minha Vida sobe: saiba quem ganha com o aumento, como mudarão as regras e o que isso significa para seu bolso e seu sonho da casa própria.

Declaração de trabalho facilita vida acadêmica

Descubra como uma declaração de trabalho simples pode salvar seu semestre, evitar rejeições e deixar sua vida acadêmica muito mais tranquila.

Saldo insuficiente no FGTS preocupa trabalhadores

Saldo insuficiente no FGTS preocupa trabalhadores: entenda por que caiu, o que pode acontecer e como checar seu direito antes que seja tarde.

Caixa Tem antecipa pagamento do Bolsa Família

Caixa Tem antecipa pagamento do Bolsa Família: descubra quem será pago primeiro, quando cai o benefício e como sacar o dinheiro.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.