Três dos quatro soldados norte-americanos desaparecidos durante um treinamento militar na Lituânia foram encontrados mortos. O grupo participava de exercícios de manobras perto da fronteira com Belarus, país aliado da Rússia, quando sumiu na semana passada.
As buscas, que mobilizaram mais de mil agentes das Forças Armadas dos EUA e da Lituânia, continuam para encontrar o quarto soldado desaparecido.
O que se sabe sobre o caso?
- Os militares estavam em um treinamento realizado na região de Pabradė, no leste da Lituânia.
- O desaparecimento aconteceu durante manobras com um blindado M88 Hercules.
- O veículo foi encontrado submerso em um lago, a 5 metros de profundidade.
- A área onde o grupo sumiu é conhecida por seu terreno pantanoso e denso.
O Exército dos EUA confirmou a morte de três soldados e reforçou que não descansará até encontrar o último desaparecido.
Repercussão internacional
A embaixadora dos EUA na Lituânia, Kara McDonald, agradeceu ao governo lituano pelo apoio nas buscas e destacou a dificuldade da operação de resgate, devido às condições do local.
O comandante-geral do Exército lituano, Raimundas Vaiksnoras, também se pronunciou:
“Para nós, seus soldados são como nossos soldados.”
O desaparecimento dos militares ocorreu poucos dias depois de o ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Kestutis Budrys, afirmar ao secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o país está pronto para receber mais tropas americanas.
Diante da tensão crescente no leste europeu, o episódio chama atenção para a presença militar dos Estados Unidos e da Otan na região, especialmente na fronteira com Belarus e Rússia.