“Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e com atuação de Fernanda Torres, tem mostrado um desempenho significativo tanto nos Estados Unidos quanto em Portugal. A estreia do filme em importantes centros urbanos americanos, como Nova York e Los Angeles, trouxe atenção para o mercado internacional de cinema brasileiro. No cenário português, o filme arrebatou o topo das bilheterias, superando grandes produções como “Mufasa: O Rei Leão” da Disney. Esse sucesso de bilheteria não só destaca a qualidade do cinema brasileiro como também sua crescente aceitação global.
Uma Estreia Impactante em Portugal
Em Portugal, “Ainda Estou Aqui” demonstrou um excelente desempenho de estreia, arrecadando US$ 256 mil em 87 salas, conforme dados do Box Office Mojo. Com 37 mil ingressos vendidos no primeiro final de semana, o filme rapidamente se destacou no cenário local. Essa arrecadação também aproxima o longa de ser um dos maiores sucessos brasileiros em terras lusas, comparável a “Tropa de Elite”.
A superação de “Mufasa: O Rei Leão”, que ocupou a liderança por quatro semanas, é uma demonstração do apelo que as histórias brasileiras têm com o público internacional.
Como “Ainda Estou Aqui” Conquistou o Público Americano?
Nos Estados Unidos, apesar de um faturamento total modesto de US$ 125 mil, “Ainda Estou Aqui” brilhou na categoria de média de faturamento por sala, com US$ 25 mil. Essa métrica mostrou que o filme conseguiu atrair uma audiência cativa onde foi exibido, frequentemente ultrapassando outros filmes em cartaz tanto em hits internacionais quanto em produções locais.
- “O Brutalista,” um dos favoritos ao Oscar, atingiu uma média de US$ 5,8 mil por sala.
- “One of Them Days”, uma comédia de sucesso, ficou com US$ 4,3 mil por sala.
- Blockbusters mais convencionais como “Lobisomem” e “Mufasa: O Rei Leão” alcançaram cerca de US$ 3 mil por sala.
Comparações com Outras Produções Brasileiras
O filme de Salles não só impressionou pela recepção contemporânea nas bilheterias como também por se destacar entre outros sucessos brasileiros em solo americano. O longa conseguiu superar clássicos aclamados como “Cidade de Deus” e “Central do Brasil”, destacando-se como um marco na representação do cinema nacional no exterior.
Essa conquista sublinha a importância de histórias universais e identificáveis, que conseguem ressoar culturalmente além das fronteiras brasileiras. A combinação de um diretor renomado, uma atriz de destaque e uma história cativante parece ser a fórmula do sucesso para o cinema brasileiro conquistar novos mercados.