SURPRESA: Doenças que permitem SACAR o FGTS – Veja agora se você tem direito!

Você tem direito ao FGTS em caso de doenças graves e pode usar o saldo como apoio financeiro. Este texto explica quais doenças permitem o saque, como proceder na prática, quais documentos levar e como conferir se seu empregador deposita na Caixa Econômica.

Você pode sacar o FGTS se tiver uma doença grave — veja o que isso envolve

Você tem direito a retirar o saldo do FGTS quando você ou um dependente for diagnosticado com uma doença considerada grave pela Caixa Econômica Federal. O saque é uma forma de apoio financeiro imediato para custear tratamento e amenizar a perda de renda.

Quais doenças dão direito ao saque

Segundo a Caixa, há uma lista oficial com 15 doenças graves que autorizam o saque — entre elas, câncer (neoplasia maligna), infecção por HIV/AIDS, insuficiência renal crônica em tratamento dialítico, casos que exigem transplante de órgãos e enfermidades que causem incapacidade permanente.

Para contextualizar as condições que costumam ser reconhecidas em benefícios previdenciários e como elas são enquadradas, consulte matérias sobre doenças mentais que podem garantir aposentadoria e benefícios, transtorno bipolar (CID F31) e doenças na coluna, que ajudam a entender como a gravidade e a incapacidade são avaliadas.

Como você solicita o saque por motivo de doença

  • Reúna o laudo médico detalhado (com assinatura e carimbo do profissional) e exames complementares que comprovem a condição.
  • Procure uma agência da Caixa ou utilize os canais digitais disponíveis pelo banco para iniciar o pedido — há orientações sobre os grupos que podem solicitar o saque e os documentos necessários em listas de atendimento, como a publicação sobre os grupos que podem solicitar o saque do FGTS.
  • A Caixa analisará a documentação e confirmará se a doença se enquadra nas hipóteses que permitem o saque; em alguns períodos há calendário de liberação por lista, similar ao que ocorre em campanhas específicas (consultas sobre saques liberados).

Para orientações complementares sobre laudos e perícias médicas que podem ser exigidos na comprovação de incapacidade, consulte Orientações sobre laudos e perícias médicas.

Documentos exigidos

  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH) e CPF;
  • Comprovante de vínculo com a conta do FGTS (número de inscrição, cartão ou extrato);
  • Carteira de trabalho, quando houver;
  • Laudo médico e exames que atestem a doença;
  • Se for benefício de dependente: certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de tutela que comprove a dependência.
Veja também:  INSS devolve mais de R$ 1 bilhão a aposentados e pensionistas com descontos ilegais

Consulte também o Texto da lei que regula o FGTS para confirmar regras legais sobre documentos e procedimentos.

E se meu empregador não paga o FGTS?

O FGTS é constituído por depósitos mensais feitos pelo empregador (8% do salário) em conta vinculada. A falta de recolhimento pelo empregador não impede o saque do saldo já existente na conta do FGTS. Para cobrar valores não depositados, procure a Justiça do Trabalho, o sindicato da categoria ou orientação jurídica especializada.

Em muitos casos é possível regularizar saldo e identificar inconsistências; veja orientações sobre como o seu FGTS pode ser regularizado e por que o extrato pode aparecer zerado antes do processamento do saque. Para informações sobre como mover uma reclamação trabalhista, consulte Como recorrer à Justiça do Trabalho.

Por que esse saque existe

O saque do FGTS por motivo de doença grave é uma proteção para reduzir o impacto financeiro do tratamento sobre o trabalhador e sua família, funcionando como um colchão em momentos de emergência de saúde.

Além disso, há outras formas de usar o saldo ou antecipá-lo em situações específicas — se você precisa desbloquear recursos com segurança, há matérias que explicam alternativas como antecipação do FGTS e modalidades de saque.

Conclusão

Você pode usar o FGTS como apoio financeiro em caso de doenças graves. Há uma lista formal com 15 doenças que autorizam o saque; o pedido requer laudo médico e documentação correta apresentada à Caixa.

Mesmo que seu empregador não tenha recolhido todos os depósitos, isso não impede a retirada do saldo existente — para cobrar valores faltantes, busque a Justiça do Trabalho ou o sindicato. Para informações sobre quem pode solicitar e calendários de liberação, confira também a matéria sobre os grupos que podem solicitar o saque do FGTS e opções de liberação para pessoas com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Popular

Alerta na ISS: NASA adia caminhada espacial por emergência médica de astronauta; veja o que muda!

NASA adia caminhada espacial crucial na ISS devido a emergência médica de astronauta. Saiba o impacto no cronograma!

Hospitais Agora Devem Orientar Sobre Benefícios do INSS: Auxílio-Doença e Aposentadoria!

Nova lei obriga hospitais a orientar pacientes sobre auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do INSS. Saiba seus direitos!

Elon Musk e o Grok: Polêmica sobre ‘nudes’ digitais e o combate ao conteúdo explícito no X

Elon Musk critica falta de 'nudes' no Grok, mas é acusado de falhar em combater conteúdo explícito online.

Guerra na Ucrânia: Chanceler Alemão Olaf Scholz Pede “Aumento do Preço da Guerra” para a Rússia e Debate Sanções

Olaf Scholz defende que a Rússia pague mais caro pela guerra na Ucrânia. Entenda as estratégias de pressão econômica e o debate sobre armas e sanções.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.