URGENTE: Banco Central Confirma Vazamento de Dados do Pix no Shopee – Saiba o Que Fazer Agora!

BC relata vazamento de dados-chave do Pix no ShopeeO Banco Central informou que informações sob sigilo bancário não foram expostas no “incidente de segurança” envolvendo chaves Pix.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

O Banco Central informou nesta quinta-feira (19) o vazamento de dados vinculados a 150 chaves Pix de clientes da Shopee devido a “falhas pontuais” no sistema da empresa. O caso está sendo investigado e sanções podem ser aplicadas. O episódio ocorreu entre 2 e 4 de setembro.

Os dados acessados ​​foram: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. O BC destacou que as informações vazadas “são de natureza cadastral, o que não permite movimentação de recursos, nem acesso a contas ou outras informações financeiras”.

Segundo a autoridade monetária, “nenhum dado sensível foi exposto”como senhas, movimentações financeiras ou saldos em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

As chaves Pix estavam “sob a custódia e responsabilidade da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA. (Shopee)”. Em maio de 2022, o aplicativo de compras da Shopee recebeu autorização do Banco Central para operar como instituição de pagamento no Brasil.

Veja também:  Tribunal Exige Compensação Dobrada de Bancos para Aposentados

O Banco Central disse que as pessoas afetadas pelo “incidente” será notificado exclusivamente através do aplicativo ou internet banking da sua instituição bancária.

“Nem o BC nem as instituições participantes utilizarão qualquer outro meio de comunicação com os usuários afetados, como aplicativos de mensagens, ligações telefônicas, SMS ou e-mail”, reforçou o órgão.

Este foi o 14º incidente envolvendo dados do Pix desde o lançamento do sistema de pagamento instantâneo em novembro de 2020, informou a empresa. Em todos os casos, informações cadastrais foram expostas, sem que senhas ou saldos bancários fossem vazados. A legislação prevê multas, suspensão ou até mesmo exclusão do sistema Pix, dependendo da gravidade do caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Popular

Como funciona a redução de pena por leitura pedida por Bolsonaro

Entenda como funciona o pedido da defesa de Jair Bolsonaro para reduzir sua pena por meio da leitura de livros, prazos e regras

Veja 5 dicas para organizar suas finanças em 2026

Veja 5 dicas práticas para organizar suas finanças em 2026, incluindo diagnóstico financeiro, metas realistas e mais!

Anvisa retira molho de tomate do mercado após identificar pedaços de vidro

Anvisa retira molho de tomate do mercado após identificar risco de pedaços de vidro. Veja qual lote foi proibido, os riscos à saúde e mais!

Nova Regra: Empresas Devem Ressarcir INSS por Acidentes. Saiba Como Evitar Custos Extras!

Empresas agora devem ressarcir o INSS por auxílios de acidentes de trabalho. Entenda o impacto nos custos!
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.