URGENTE: Descontos Indevidos do INSS São Registrados – Veja Como Agir!

Nos últimos tempos, aposentados de diversas regiões do Brasil têm enfrentado uma situação complicada: descontos não autorizados em seus benefícios. O problema, geralmente, está relacionado a associações como a Associação dos Aposentados e Pensionistas Brasileiros (AAPB) e a Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas (ANDDAP). Estas entidades têm sido alvo de inúmeras reclamações devido a cobranças que muitos beneficiários afirmam nunca terem autorizado.

Em janeiro de 2024, data que marca o início do reajuste do salário-mínimo, vários aposentados perceberam que os valores recebidos estavam abaixo do esperado. Relatos de desconforto e indignação foram ouvidos em várias partes do país, e os casos se multiplicam através de registros em portais de reclamações. Diante desse cenário, muitos aposentados se perguntam como é possível cessar essas deduções indevidas.

Como Ocorreram Esses Descontos?

idoso preocupado
Veja tudo sobre os descontos indevidos do INSS. (Fonte: UOL)

Os descontos nos benefícios dos aposentados surgem após a autorização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que deve ser cauteloso na verificação dessas autorizações. De acordo com o órgão, deduções de mensalidades associativas devem ser realizadas somente com consentimento prévio e formal por parte do beneficiário. Este consentimento deve ser feito por meio de assinaturas eletrônicas e mecanismos de identificação confiáveis, como a biometria para novos contratos.

No entanto, muitos beneficiários alegam nunca terem consentido tais descontos. Além disso, verifica-se que esse problema advém de falhas na verificação das autorizações por parte do INSS, que já registrou um milhão de reclamações entre janeiro de 2023 e maio de 2024. Isso trouxe a necessidade de maior fiscalização e cobrança de responsabilidade das associações envolvidas.

Veja também:  Alívio no bolso: 13º salário do INSS será antecipado em 2025! Veja as datas e quem recebe

O que Fazer em Caso de Descontos Indevidos?

Se o aposentado notar qualquer desconto desconhecido em seu benefício, há alguns passos que podem ser seguidos para tentar resolver a situação:

  1. Verificar no aplicativo ou site Meu INSS, ou mesmo através da Central 135, se há algum pagamento de mensalidade associativa registrado.
  2. Utilizar a funcionalidade “Excluir mensalidade associativa” disponível nas plataformas do INSS.
  3. Registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS para que o órgão tome ciência formal do ocorrido.
  4. Acionar o Portal do Consumidor, onde é possível registrar denúncias contra práticas indevidas.

Questões Legais e Futuras Medidas

Alguns aposentados têm optado por buscar seus direitos na justiça. Casos como descontos não autorizados ou a ausência de consentimento devidamente comprovado abrem espaço para processos jurídicos, nos âmbitos cível e até penal, contra as entidades responsáveis. Assim, garantir a restituição de valores e a responsabilização por danos causados torna-se um caminho a ser considerado.

Paralelamente, há esforços legislativos para mitigar estas situações. Um projeto de lei está em análise na Câmara dos Deputados para reforçar a necessidade de checagem sistemática das autorizações de descontos por parte do INSS, visando reduzir fraudes e abusos. O deputado Murilo Galdino, responsável pela iniciativa, destaca a importância de uma legislação mais rigorosa que proteja os direitos dos beneficiários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Direitos que poucos idosos sabem que têm — e que podem fazer uma grande diferença no seu bolso

Leis pouco divulgadas garantem benefícios extras aos idosos — proteja sua renda, tenha isenções e transporte grátis.

INSS confirma devolução de valores descontados de aposentados falecidos e você pode receber

INSS confirma devolução de valores descontados de aposentados falecidos; descubra se você tem direito, como pedir e quanto pode receber passo a passo.

Autorize alguém a acessar seus serviços do INSS com a nova procuração eletrônica

Saiba como autorizar alguém a acessar seus serviços do INSS pela nova procuração eletrônica e evite erros que podem travar benefícios.

Você pode receber saque especial do INSS de R$ 1.518 junto com o 13º — Veja agora se é seu direito!

Saiba agora se você tem direito ao saque especial do INSS de mil quinhentos e dezoito reais junto com o décimo terceiro e como agir rápido
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.