O IRS pagará a quinta e última parcela de sua restituição de imposto de renda de 2024 próxima segunda-feira, 30 de setembro. No total, 511 mil brasileiros receberão um total de R$ 1 bilhão nesta data. A restituição é um valor devolvido pelo governo a quem pagou mais impostos do que deveria no ano anterior.
Até o momento, os contribuintes que enviaram a declaração no início dos prazos e não caíram na armadilha das multas e os que fazem parte dos grupos prioritários conseguiram obter o reembolso. Em 2024, além dos segmentos tradicionalmente prioritários – como idosos, professores, pessoas com deficiência física ou mental e doenças graves – também tiveram direito aos moradores dos municípios gaúchos atingidos pelas fortes enchentes no primeiro semestre do ano.
Como saber se receberei a restituição do Imposto de Renda no quinto lote?
Na última segunda-feira (23), a Receita Federal publicou consulta sobre a última rodada de restituições. Para verificar sua restituição, acesse a página de referência no site ou aplicativo da Receita Federal Meu imposto de renda. Caso opte pelo site, basta inserir seu CPF e data de nascimento para verificar o status da sua declaração. Os cadastrados neste lote agora poderão visualizar a data e o valor a ser recebido.
Para qual conta irá minha restituição de imposto de renda?
O pagamento será feito na conta bancária indicada por você no preenchimento da declaração de imposto de renda, diretamente ou mediante indicação de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado, o valor será reembolsado por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso é possível reprogramar o crédito dos valores através do Portal BB (http://www.bb.com.br/irpf) ou ligando para os números 4004-0001 (maiúsculas), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos). Após um ano será necessário solicitar o valor pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
E se meu nome não estiver na lista de lotes mais recente?
Caso o seu nome não conste da lista do quinto e último lote de restituições, é possível que:
- A declaração é arquivada na malha fina: Sua declaração pode ter passado despercebida, geralmente por inconsistências ou falta de informações. Nesse caso, a Receita Federal retém a restituição até que o contribuinte corrija os erros ou forneça documentos adicionais para receber a restituição do lote restante.
- Sem direito a reembolso do imposto de renda: Se a sua devolução não resultar em um saldo reembolsável após o cálculo dos impostos, você não terá direito a receber um reembolso.