REFORMA TRIBUTÁRIA: Brasil Terá o IVA Mais Alto do Mundo? Confira os Detalhes!

A reforma tributária no Brasil tem sido um tema constante de debate e análise no cenário econômico. Recentemente, o Ministério da Fazenda indicou que a alíquota padrão para a nova tributação sobre o consumo está projetada para ser em torno de 28%. Esse valor surge dentro de um contexto de ajustes contínuos desde que o texto da reforma foi introduzido no Congresso em 2024. A alíquota inicial foi estimada em 26,5%, mas sofreu elevações para 27,97% após discussões na Câmara dos Deputados. Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, mencionou que a cifra de 28% é uma projeção, não um valor definitivo. As exatas alíquotas devem ser reveladas oficialmente na sequência.

Quais são as medidas para controlar a alíquota?

Para evitar que a alíquota ultrapasse o limite de 26,5%, o governo incluiu uma cláusula na reforma tributária, obrigando a submissão de um projeto de lei complementar ao Congresso caso esse valor seja superado em 2032. Este mecanismo visa manter a reforma alinhada aos objetivos fiscais mais sustentáveis, evitando onerar excessivamente o contribuinte.

Quais são os novos tributos e seus objetivos?

A reforma tributária introduz a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A CBS substitui o Pis e a Cofins, enquanto o IBS unificará o ICMS e o ISS. Além disso, foi instituído o Imposto Seletivo, que busca desestimular produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Essa mudança objetiva simplificar o sistema tributário, promovendo uma cobrança mais eficiente dos impostos.

Veja também:  FIM DOS CARTÕES? Pix Promete Revolucionar Pagamentos em 2025 – Descubra o Que Vem por Aí!

Comparação das alíquotas de IVA ao redor do mundo

Com a alíquota de 28%, o Brasil se posiciona como o país com a maior alíquota de Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) globalmente. Em contraste, países como Noruega, Portugal e Itália apresentam índices de IVA entre 21% e 25%, enquanto na América Latina, Chile e Colômbia têm um IVA de 19%, e no México, a taxa é de 16%.

  1. Brasil: 28%
  2. Hungria: 27%
  3. Dinamarca: 25%
  4. Noruega: 25%
  5. Suécia: 25%
  6. Finlândia: 24%
  7. Grécia: 24%
  8. Islândia: 24%
  9. Irlanda: 23%
  10. Polônia: 23%
  11. Portugal: 23%
  12. Eslovênia: 22%
  13. Itália: 22%
  14. Bélgica: 21%
  15. Espanha: 21%

Impacto econômico e social da reforma tributária

A introdução de novas alíquotas e tributos reformulados trará desafios e oportunidades para a economia brasileira. A simplificação do sistema tributário é uma medida aguardada que pode facilitar negociações e reduzir o custo burocrático para empresas. Por outro lado, a implementação de altas alíquotas de IVA poderá afetar o consumo, especialmente de bens e serviços rotineiros. Assim, a sociedade civil e empresários acompanham de perto o desenrolar dessas mudanças, aguardando um equilíbrio que promova o crescimento econômico sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

INSS libera R$ 3.970 para beneficiários selecionados — Descubra agora se você está na lista

Saiba se você vai receber R$ 3.970: nova lei, escândalo no INSS, quem tem direito e como receber - será que é você?

Vem mais dinheiro por aí? Pagamento dobrado do 13º do INSS pode acontecer — Entenda como

INSS confirma: 13º será pago duas vezes em 2025 — quem ganha, quem fica de fora e a surpresa que poucos viram no Diário Oficial.

Idosos têm direitos pouco conhecidos que valem dinheiro — Descubra agora o que você pode receber

Idoso 60+? Descubra direitos escondidos sobre planos de saúde, empréstimos consignados e revisão de aposentadoria que podem mudar sua renda.

Alerta geral: Pente fino do INSS coloca milhares na mira — descubra agora se você será convocado

INSS começará cortes e descontará até 30%? Descubra quem corre risco no pente fino, golpes e como proteger seu benefício em 2025.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.