Você vai acompanhar uma reportagem sobre as obras na Via Dutra, no trecho da Serra das Araras, conduzidas pela concessionária RioSP. O trabalho está adiantado em relação ao cronograma e inclui novas pistas e vários viadutos para modernizar a ligação entre Rio e São Paulo.
A intervenção promete mais segurança e redução do tempo de viagem. A ANTT avalia positivamente o avanço e pode autorizar o benefício tarifário chamado Fator A, que pode refletir em tarifas mais justas para você.
Obras na Serra das Araras na Via Dutra podem ficar prontas em março de 2027
Para quem usa a Via Dutra entre Rio e São Paulo, a principal obra na Serra das Araras foi adiantada: a entrega agora está prevista para março de 2027, um ano antes do previsto. A concessão RioSP coordena um investimento de R$ 1,5 bilhão para ampliar a rodovia.
O que muda para quem trafega pela Dutra
A obra prevê duas pistas novas, cada uma com quatro faixas, o que deve significar viagens mais rápidas e seguras. Estima-se redução do tempo de subida em direção a São Paulo em cerca de 25% e queda de 50% na descida rumo ao Rio. O fluxo tende a ficar menos sujeito a engarrafamentos em feriados e horários de pico, beneficiando também o transporte de cargas.
Motoristas que fazem trajetos longos também podem ter vantagens no consumo; veja exemplos de veículos que fazem até 20 km por litro e estratégias para economizar combustível. Além disso, a reorganização viária prevista pode se relacionar a outras mudanças no desenho do tráfego, como o debate sobre o fim de rotatórias em algumas áreas e seus impactos no fluxo.
Progresso das obras e cronograma
Após um ano e cinco meses de trabalho, os canteiros alcançaram 46% da execução física, acima do esperado. Em maio de 2025, um dos 24 viadutos previstos foi entregue; outros oito estão quase prontos. No total, serão construídos 24 viadutos com 4.503 metros de extensão.
Enquanto se prepara para aproveitar a nova infraestrutura, é recomendável verificar a segurança do veículo antes de viagens mais longas — inclusive consultando listas de recall de veículos que podem afetar a segurança nas rodovias. O Tribunal de Contas acompanha contratos; veja a Fiscalização e auditoria de concessões rodoviárias.
Investimento e responsáveis
A concessão é liderada pela RioSP, com obras executadas por empresas do grupo Motiva Rodovias. A empresa informou que a antecipação é um avanço importante e que a rapidez na execução pode abrir espaço para benefícios financeiros previstos no contrato de concessão. Dados institucionais e políticas podem ser consultados no portal do ministério: Dados oficiais sobre rodovias e concessões.
Fator A e possível impacto nas tarifas
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avalia a inclusão do chamado Fator A no contrato da RioSP. Esse mecanismo recompensa concessionárias que entregam obras antes do prazo por meio de ajuste na tarifa básica. A aplicação do Fator A dependerá de um aditivo contratual. Para o usuário, isso pode significar ajustes nas tarifas de pedágio — a agência vê a medida como forma de compensar o investimento antecipado e, ao mesmo tempo, administrar os valores cobrados.
Ao planejar viagens pela rodovia, vale lembrar as penalidades por infrações: existem orientações para evitar multas pesadas na estrada que podem encarecer a passagem pelo trecho. A própria ANTT disponibiliza orientações e documentos sobre o mecanismo: Informações sobre Fator A e tarifas.
Conclusão
A antecipação para março de 2027 representa ganho concreto para quem trafega pela Via Dutra: R$ 1,5 bilhão investidos, duas pistas novas, 46% de execução já realizada e 24 viadutos planejados. A previsão de redução do tempo de viagem (≈ 25% na subida e 50% na descida) promete tornar as viagens mais rápidas e seguras.
Fique atento ao possível reconhecimento do Fator A pela ANTT, que pode refletir em tarifas mais justas. Antes de usar o trecho com frequência, verifique também regras sobre documentação e validade da habilitação, para evitar problemas no trajeto, como previsto em normas sobre CNH vencida.