No dia 28 deste mês, o Banco Central do Brasil introduzirá uma nova funcionalidade ao Pix que permitirá pagamentos por aproximação ou até mesmo por biometria. Esse desenvolvimento elimina a necessidade de acessar o aplicativo bancário para realizar transações, simplificando o processo para os usuários. A nova funcionalidade promete impulsionar significativamente o uso do Pix tanto no comércio físico quanto online, com o potencial de competir diretamente com cartões de crédito e dinheiro em espécie.
Como Funciona o Pagamento por Aproximação com Pix?
Com a novidade, os usuários poderão adicionar o Pix às suas carteiras digitais nos smartphones. Assim, ao encostar o dispositivo em máquinas de pagamento habilitadas, as transações poderão ser realizadas instantaneamente, de forma semelhante ao débito e crédito atuais.
Além disso, para compras online, a função permitirá concluir as transações com apenas um clique. Esse método elimina a necessidade de escanear um QR Code ou usar o “Pix Copia e Cola” no aplicativo bancário, facilitando as compras pela internet.
Quais São as Instituições Participantes?
Desde novembro do último ano, a nova função está em fase de testes com um público restrito, incluindo os principais bancos e instituições de pagamento do país, além de empresas intermediárias como as iniciadoras de transação de pagamento (ITP). Entre essas empresas, encontram-se o Google Pay, C6, PicPay e Itaú.
Com a oficialização do serviço, várias “maquininhas” de pagamento já firmaram parcerias para receber pagamentos por aproximação, como Cielo, Getnet, Pagbank, entre outras.
Qual a Segurança do Pix por Aproximação?
Para usar o Pix por aproximação, os usuários precisam cadastrar suas chaves Pix nas carteiras digitais. Cada transação exigirá, obrigatoriamente, uma confirmação por biometria, reconhecimento facial ou senha, oferecendo uma camada adicional de proteção contra fraudes.
A funcionalidade vem sendo destacada pela segurança e praticidade que traz tanto para o usuário quanto para os comerciantes, segundo Gustavo Lino, presidente da Associação dos Iniciadores de Transação de Pagamento.
O que Esperar da Expansão do Pix no Comércio?
Com a introdução desse novo método de pagamento, há uma expectativa de amplo crescimento do uso do Pix no comércio e nos serviços. Atualmente, o Pix já é extremamente popular no Brasil, mas enfrenta desafios operacionais que dificultam sua utilização no comércio, quando comparado à rapidez dos cartões.
A popularização dos pagamentos por aproximação deve aumentar significativamente a participação do Pix, especialmente quando já representa a preferência dos consumidores para transações diárias, reduzindo a necessidade do uso de cartões e dinheiro.
Quais São as Vantagens Econômicas para Comerciantes?
O Pix é reconhecido por suas taxas operacionais reduzidas, oferecendo aos comerciantes uma alternativa mais econômica que os cartões de crédito. Isso pode resultar em ofertas de descontos para os consumidores que optarem por essa forma de pagamento.
Murilo Rabusky, da fintech Lina Open X, afirma que o Pix por aproximação trará benefícios financeiros para os lojistas, potencialmente reduzindo o custo das transações e promovendo um ambiente comercial mais acessível.