Recentemente, o governo brasileiro iniciou o processo de liberação de valores imperdíveis. Este fundo acumulou cerca de R$ 26 bilhões, que agora estão disponíveis para aproximadamente 10,5 milhões de brasileiros. Cada beneficiário pode ter direito a uma média de R$ 2,8 mil, de acordo com o Ministério da Fazenda. Confira quem pode ter acesso ao valor extra em 2025.
Quem Pode Reivindicar os Valores do Dinheiro Esquecido?
Os valores são destinados a trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988. Caso esses trabalhadores não tenham retirado o dinheiro após a extinção do fundo, eles ou seus herdeiros podem solicitar o saque. Este artigo detalha como verificar a existência de valores e como proceder para resgatá-los.
Os recursos do Fundo PIS/Pasep estão disponíveis para aqueles que trabalharam formalmente ou como servidores públicos entre 1971 e 1988 e não realizaram o saque anteriormente. Além dos próprios trabalhadores, herdeiros ou beneficiários legais também podem ter direito a esses valores. Para isso, é necessário apresentar a documentação correta que comprove o vínculo ou a condição de herdeiro.
Como Verificar se Há Valores Disponíveis do Fundo PIS/Pasep ?
Para saber se há valores a receber, é preciso acessar a plataforma Repis Cidadão. O acesso requer uma conta Gov.br com nível de autenticação prata ou ouro. Caso o usuário ainda não tenha esse nível, será necessário atualizar o cadastro no portal Gov.br. Após o login, a plataforma indicará se há valores disponíveis e fornecerá as instruções para o saque.
Procedimentos para Realizar o Saque do Fundo PIS/Pasep
Após confirmar a existência de valores, o beneficiário deve seguir as orientações da plataforma Repis Cidadão para efetuar o saque. As instruções variam conforme o perfil do beneficiário, seja ele o titular ou um herdeiro. No caso dos herdeiros, é necessário apresentar documentos como:
- Certidão do PIS/Pasep/FGTS emitida pela Previdência Social, que inclua os dependentes com direito à pensão por morte;
- Declaração de dependentes habilitados à pensão, emitida pelo órgão pagador;
- Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, confirmando a permissão para o saque.
O Ministério da Fazenda estabeleceu um cronograma para os pagamentos, que começam em 28 de março de 2025. As solicitações devem ser feitas até o final de cada mês para garantir o recebimento no mês seguinte. O calendário é o seguinte:
- Solicitações até 28/02/2025 recebem em 28/03/2025
- Solicitações até 31/03/2025 recebem em 25/04/2025
- Solicitações até 30/04/2025 recebem em 26/05/2025
- Solicitações até 31/05/2025 recebem em 25/06/2025
- Solicitações até 30/06/2025 recebem em 25/07/2025
- Solicitações até 31/07/2025 recebem em 25/08/2025
- Solicitações até 31/08/2025 recebem em 25/09/2025
- Solicitações até 30/09/2025 recebem em 27/10/2025
- Solicitações até 31/10/2025 recebem em 25/11/2025
- Solicitações até 30/11/2025 recebem em 26/12/2025
- Solicitações até 31/12/2025 recebem em 26/01/2026