INSS divulga nova cartilha sobre o pente-fino do BPC/Loas: Saiba o que fazer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou recentemente uma cartilha detalhada sobre o processo de reavaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). Desde agosto, o procedimento de atualização cadastral, conhecido como pente-fino, está em vigor para garantir que o benefício seja concedido apenas a quem realmente tem direito.

A cartilha traz informações claras sobre as etapas do processo, os meios de notificação dos beneficiários e a base legal da reavaliação. Para acessá-la, basta entrar no site do INSS e baixar o informativo.

Quem tem direito ao BPC/Loas?

O BPC/Loas oferece o valor de um salário mínimo por mês para idosos acima de 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade. Para ter direito ao benefício, é necessário que o solicitante não tenha contribuído para a Previdência Social e comprove que a renda familiar por pessoa é de, no máximo, um quarto do salário mínimo.

Outro requisito importante é que os beneficiários estejam inscritos no Cadastro Único e mantenham seu cadastro atualizado a cada dois anos.

Notificações do pente-fino do BPC/Loas

Desde 1º de agosto, o INSS começou a enviar notificações aos beneficiários por diversos canais, incluindo mensagens push no aplicativo Meu INSS, ligações da central de atendimento (pelo número 135), cartas via Correios, mensagens SMS e avisos bancários nos extratos de pagamento.

Atenção! O INSS não solicita dados pessoais ou biometria facial diretamente dos beneficiários. Caso o contato seja necessário, o órgão indicará que o segurado se dirija ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade para apresentar os documentos exigidos.

Como consultar sua situação?

É possível verificar se você precisa se apresentar ao Cras diretamente pelo aplicativo ou site Meu INSS. Não é necessário fazer login, basta ir até a seção de revisão do BPC/Loas e inserir o CPF. Dessa forma, o segurado pode saber rapidamente se há necessidade de atualização.

Veja também:  DINHEIRO ANTES DO NATAL! Governo ANTECIPA Pagamento de Benefícios – Veja as Novas Datas e Quem Recebe!

Prazo para atualização foi prorrogado

Em setembro, o INSS estendeu o prazo para a atualização cadastral. De acordo com a nova Portaria Interministerial 29, que substitui a Portaria 27, a data limite para o início do procedimento mudou de 26 de julho para 16 de setembro.

Os beneficiários têm 45 dias para realizar a atualização do CadÚnico se morarem em cidades com até 50 mil habitantes e 90 dias se residirem em locais com mais de 50 mil habitantes. Caso não realizem a atualização, o benefício será suspenso após o prazo.

Mesmo que o benefício seja suspenso, é possível fazer a atualização até o final do prazo sem prejudicar o pagamento.

Novas exigências de biometria para solicitação de BPC

A partir de 1º de setembro de 2024, os requerentes de novos benefícios do BPC/Loas ou seus responsáveis legais devem realizar o cadastro biométrico. Essa medida tem como objetivo melhorar a segurança, evitar fraudes e garantir que os benefícios sejam destinados corretamente.

A biometria será registrada nos documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Título Eleitoral (TSE) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se o cadastro biométrico não for concluído, o processo ficará pendente por 120 dias até a regularização, impossibilitando a realização de avaliações sociais e perícias médicas.

No caso de menores de 16 anos, a certidão de nascimento será suficiente, mas o representante legal também deverá realizar o cadastro biométrico.

Para idosos ou pessoas incapacitadas que não conseguirem fornecer a biometria, o prazo para regularização será de 120 dias, com possibilidade de prorrogação mediante comprovação de agendamento para o cadastro.

Este procedimento visa garantir que o BPC/Loas continue sendo uma ferramenta importante para amparar quem realmente precisa, tornando o processo de concessão mais eficiente e seguro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Salário mínimo foi reajustado e você já pode se preparar para nova alta no próximo ano

Salário mínimo foi reajustado e pode subir de novo no ano que vem. Saiba como isso muda seu bolso e o que fazer para se proteger.

Alívio financeiro para motoristas! IPVA atrasado poderá ser pago por Pix – Veja quando começa

CCJ aprova que você poderá quitar IPVA atrasado via Pix em Minas — veja o que muda, prazos e cuidados para seu carro.

Você vai receber mais! Salário mínimo de R$ 1.631 para 2026 é anunciado – Veja quanto seu bolso vai ganhar

Descubra quem vai ganhar mais com o novo salário mínimo de R$1.631 em 2026 e como isso pode afetar seu bolso

Cuidado com a armadilha! INSS emite aviso sobre novo golpe com IA que promete dinheiro extra – Descubra como não cair

INSS alerta sobre golpe de IA que promete pagamento extra. Saiba como funciona a fraude, o que eles não contam e como se proteger antes que seja tarde.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.