UnB cancela aula de professor que supostamente defendeu Israel nas redes sociais

A Universidade de Brasília cancelou as atividades com o professor Jorge Gordin na última quarta-feira (11) por supostamente defender ações das Forças de Defesa de Israel nas redes sociais. Ele estava programado para dar aulas por cinco dias no Instituto de Ciência Política da UnB (IPOL) e sua participação foi suspensa para “garantir a segurança da comunidade universitária”, informou a instituição em postagem.

O IPOL não deu detalhes sobre o motivo do cancelamento das atividades, informando apenas que “está à disposição de todos os interessados ​​para promover debates, sempre respeitando a liberdade acadêmica”. Gazeta do Povo procura a UnB desde quarta-feira (11) para se manifestar sobre o cancelamento e aguarda resposta.

O motivo da suspensão das atividades com Gordin foi explicado pelo Centro Acadêmico do instituto, afirmando que os alunos solicitaram o cancelamento após serem identificadas postagens suas nas quais ele republicava nas redes sociais postagens de “propaganda militar das Forças de Defesa de Israel”.

O IPOL afirmou que, após esse pedido, os alunos fizeram um chamado para participar da aula desta quarta-feira (11) levando acessórios e bandeiras em defesa da Palestina.

“A direção do IPOL tomou conhecimento de todo esse contexto e optou por cancelar a exposição de Jorge Gordin e divulgar um comunicado, no qual reforça a necessidade de respeito às opiniões divergentes e à liberdade acadêmica”, destacou o instituto.

De acordo com seu perfil em uma rede social profissional, Jorge Gordin se descreve como um especialista em política regional e local, tendo conduzido pesquisas sobre federalismo e descentralização em países como Israel, Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Ele se formou, entre outras instituições, na Universidade Hebraica de Jerusalém, e trabalhou como pesquisador no Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais e na Universidade Diego Portales, no Chile.

Veja também:  Análise dos principais decretos de Trump em seus 100 primeiros dias na Casa Branca

A reportagem também tentou entrar em contato com Gordin e aguarda uma resposta.

Gordin programou um minicurso nos dias 11, 12, 18 e 19 com o tema “Política territorial comparada” e “O paradoxo da Argentina revisitado”, no dia 20 de setembro.

O Centro Acadêmico também se declarou “satisfeito” com a decisão do instituto de cancelar as atividades com o professor Jorge Gordin, e afirmou que “espera que a seleção de expositores externos pelo IPOL seja rigorosa, com olhar atento a possíveis ataques à imagem da comunidade palestina, que atravessa um período de genocídio e barbárie”.

A decisão do IPOL de cancelar as atividades com o professor, no entanto, dividiu opiniões. Comentários no post em que a suspensão foi anunciada classificaram-na tanto como “lamentável”, “intolerância”, “vergonhosa” e “democracia unilateral”, quanto como “sionismo”, “vitória de todos os estudantes árabes da UnB” e “esforço para deter esse apoiador do genocídio”.

A resposta israelense foi imediata após os ataques terroristas do Hamas em 6 de outubro de 2023. A ofensiva incluiu ataques aéreos e uma invasão terrestre de Gaza para desmantelar a infraestrutura militar do grupo. O Hamas, que matou civis, estuprou mulheres e torturou israelenses, ainda mantém pessoas sequestradas nos ataques.

Posteriormente, o conflito se expandiu para outras frentes, e grupos aliados ao Hamas no Líbano, como o Hezbollah, lançaram ataques contra Israel, aumentando os temores de um conflito regional mais amplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Popular

Posts Relacionados
Veja também

Caixa libera financiamento para segundo imóvel

Caixa libera financiamento para segundo imóvel: saiba quem pode obter a nova linha, quais regras mudaram e como aproveitar essa oportunidade agora.

CNH sem autoescola: Sua habilitação fica mais fácil e mais barata

Descubra como tirar a CNH sem autoescola, economizar tempo e dinheiro; métodos legais e dicas práticas que ninguém conta.

Você que completa 65 anos em 2026 precisa emitir a nova carteira de identidade com biometria para garantir o BPC

Descubra por que quem completar 65 a 70 anos em 2026 tem de emitir nova carteira de identidade com biometria para manter o BPC

Seu Bolsa Família chega mais cedo em dezembro: Saiba as datas e o que você precisa fazer

Seu Bolsa Família pode cair mais cedo em dezembro. Descubra as novas datas, o que fazer e como garantir o benefício sem perder nada.
MB Hora News
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.